Há 20 anos, novo secretário de Cultura para Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, novo secretário de Cultura para Lajeado

Por

Até então chefiada por Carmen Regina Pereira Cardoso, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) teria como novo dirigente Jeferson Luis de Melo. A solenidade de posse ocorreu no gabinete do então prefeito, Claudio Schumacher. Carmen estava à frente da Secultur desde 2001 e se afastava para retomar sua cadeira na câmara de vereadores de Lajeado.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Biblioteca pública em Capitão

Vinte anos atrás, o Jornal O Informativo noticiava que seria aberta a primeira Biblioteca Pública Municipal de Capitão. Seriam disponibilizados cerca de 2,5 mil livros, voltados tanto à literatura quanto à pesquisa.

Naquela época, a bibliotecária responsável pelo espaço era Joseane Blau e a biblioteca já ficava localizada na rua Vinte de Março, onde permanece até hoje. A abertura do local havia sido adiada desde o fim de 2002, já que a sala foi usada também para atendimentos da área de saúde, enquanto o posto municipal passava por reformas.

A bibliotecária Joseane catalogava os livros novos. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Maior cordialidade – Uma pesquisa da Universidade da Califórnia apontava o Rio de Janeiro como a cidade com as pessoas mais prestativas. O estudo foi feito com 23 cidades do mundo inteiro e avaliou situações corriqueiras, como o número de pessoas a ajudar um cego a atravessar a rua. O Rio ficou em primeiro lugar. A segunda colocada era San José, na Costa Rica, e a última era Cingapura, com Nova York em penúltimo.


HÁ 50 ANOS

Crescimento da Polar

A Cervejaria Polar inaugurava mais um pavilhão industrial em Estrela. Com um espaço de 4,5 mil metros quadrados, metade da área estava destinada ao engarrafamento e a outra metade para carga e descarga de materiais. A previsão era que, até 1976, fossem engarrafadas quase 2 mil de garrafas todos os dias.

A inauguração do novo pavilhão ocorreu no dia 1º de maio e reuniu mais de 400 trabalhadores da empresa, sem contar os familiares. Um grande churrasco foi oferecido. Além disso, Arno Bins, João Max Stroecker e Valdomiro Hermel foram homenageados pelos 25 anos de serviços à Polar.

A fábrica da Polar sofreu várias ampliações a partir da compra pela Antarctica, em 1972. Acervo Airton Engster


Enquanto isso…

Crise na Argentina – O almirante Hermes Quijada era a terceira autoridade argentina assassinada no país em menos de cinco meses. As eleições recém haviam eleito o peronista Cámporra, que assumiria o mandato no fim de maio. Alguns meses depois, novas eleições seriam feitas e culminariam na volta de Juan Perón ao poder.

Acompanhe
nossas
redes sociais