Manzanas y olivas

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Manzanas y olivas

Por

Houve um tempo em que maçãs eram todas importadas da Argentina, as Manzanas. Com o tempo, começaram as plantações locais, inclusive aqui na parte alta do Vale, com a então Coopromaçã.

Hoje esses cultivos estão concentrados lá para os lados de Bom Jesus, São José dos Ausentes, São Joaquim, Bom Jardim da Serra. E entre Fugis e Galas, não sobrou mais espaço para as Manzanas. Da mesma forma as olivas e os extra-virgens locais estão paulatinamente crescendo e aparecendo no cenário.


Legisladores com vocação de alfaiate

No Brasil, boa parte dos legisladores parecem ter a mania de produzir belos ¨ternos¨ legais que não cabem na realidade da cidadania. Tipo alfaiate muito caprichoso que não tirou as medidas do cliente. O terno tá lindo, mas não cabe no corpo! O corpo então que se adapte e o cliente que emagreça ou engorde.


Apelidos de infância…

… Quando “grudam”, não descolam mais. Tipo Gordo, Pingo, Canário, Furinho, Firo, Fenóide, Boludo, Pelo Duro, Pescoção, Comprido, Nanica, Magrela, e tantos outros que não vou aqui registrar. Até porque hoje em dia muitos seriam considerados como politicamente incorretos e alguns até poderiam virar em ação judicial por bullying. Qual era e qual ainda é o seu?


TRISTE SINA…

Qualquer um que atue ou já atuou em algum órgão de segurança pública acho que não vai desconcordar: os crimes que não se conseguiu evitar estão nas manchetes, os muitos que se conseguiu evitar, inclusive em rondas noturnas, não ganham nem uma linha. Até porque só a bandidagem fica sabendo disso. Ossos do ofício…


PRIMUM NON NOCERE

Do latim: Em primeiro lugar não faça o mal, primeiro não prejudicar, primeiro não causar dano. A frase original é atribuída ao grego Hipócrates, considerado o pai da Medicina.

É claro que ele se referia ao mal ou ao erro deliberado, porque falhas todo mundo comete e erros são cometidos em qualquer profissão, ninguém está livre disso. A própria Justiça e os códigos do Direito fazem uma clara diferenciação entre o doloso e o culposo.

É um simples e muito bom princípio ético a ser seguido. Até hoje, sempre tive a satisfação de nunca ter conhecido alguém que não seguisse esse princípio, mesmo sem conhecer o tal grego. Até porque isso vem de berço.

Acompanhe
nossas
redes sociais