Futura terceirizada deve absorver mão de obra da Eurovias

DUPLICAÇÃO DA BR-386

Futura terceirizada deve absorver mão de obra da Eurovias

Encontro de comitiva de Marques de Souza na ANTT trouxe sinalização positiva para trabalhadores que foram desligados após interrupção da duplicação da BR-386

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Futura terceirizada deve absorver mão de obra da Eurovias
Representantes do Executivo de Marques de Souza participaram de reunião na sede regional da ANTT, em Florianópolis. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Os trabalhadores demitidos da Eurovias devem ser absorvidos pela futura empresa a ser contratada para a retomada das obras de duplicação da BR-386. A sinalização veio do diretor regional da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Gilmar Cardoso, em reunião com uma comitiva de Marques de Souza, na tarde dessa quinta-feira, em Florianópolis.

Desde que os trabalhos nos 20,3 quilômetros da rodovia foram interrompidos, em 12 de abril, cerca de 100 funcionários já foram desligados da terceirizada. Muitos deles são pessoas que vieram de outros municípios e até de fora do RS para atuar na obra. Só Marques de Souza, por exemplo, abriga 200 desses profissionais.

Presente na reunião, o prefeito Fábio Mertz considera que a fala de Cardoso dá tranquilidade para a solução do impasse. “Ele diz que já viu esse cenário acontecer em muitas obras e garantiu que a empresa que virá deve absorver toda essa mão de obra. É uma notícia muito boa. E a própria CCR ViaSul havia sinalizado, numa breve reunião com eles, de que seria dessa forma”, salienta.

Conforme Mertz, o rompimento do contrato com a Eurovias causou preocupação não somente pela questão da interrupção, mas pelo impacto social que isso pode causar. “Nós temos 4 mil habitantes, sendo que 200 deles são operadores que atuavam na obra. É um número significativo para uma cidade do nosso porte. São pessoas de todo o país que vieram em busca de uma nova vida e foram muito bem acolhidos aqui”, comenta.

Melhorias no acesso

Outro tema da reunião na capital catarinense foi sobre o trevo de acesso principal ao município, alvo de críticas da comunidade devido à ausência de previsão da pavimentação do trecho, que está sob responsabilidade da CCR ViaSul. Mertz lembra que o município sequer pode efetuar melhorias na estrada.

“Nosso parque de máquinas está ali do lado. Para nós é muito fácil fazer a manutenção periódica, mas nem isso temos a permissão”, cita. Na lista de demandas levada à ANTT, foi citada a necessidade de melhorias no entorno. A ANTT recomendou que seja protocolada uma petição na agência reguladora que, posteriormente, fará uma análise técnica. “Depois será remetida à ANTT nacional para a chancela. Entregamos todas as imagens, inclusive de drone para que eles tenham a real noção do problema”.

Sem definição

Procurada pela reportagem, a CCR ViaSul informa que ainda não há definições sobre a substituição da Eurovias por uma nova empreiteira. O contrato com a antiga terceirizada foi rompido nesta semana.

A duplicação da BR-386 iniciou em julho de 2021 e a previsão de conclusão era para julho deste ano. Cerca de 14 quilômetros da nova pista já estão prontos. A concessionária negocia com a ANTT a prorrogação do prazo de entrega.

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