Cooperativismo do  Vale avança em MG

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Cooperativismo do Vale avança em MG

Por

A quinta-feira marcou mais um importante passo na trajetória de 117 anos da Sicredi Integração RS/MG. Em assembleia extraordinária virtual, os Coordenadores de Núcleo aprovaram uma informação antecipada pelo Grupo A Hora na semana passada: a cooperativa de crédito vai atender mais 26 municípios em Minas Gerais. Trata-se de uma região situada ao norte do estado mineiro, que tem como referência a cidade de Montes Claros (foto), e abrange 650 mil habitantes. A medida já recebeu a homologação do Banco Central do Brasil.

Com o avanço, a Sicredi Integração RS/MG passa a atender 63 municípios, dos quais 11 estão no Vale do Taquari e 52 em Minas Gerais, onde a cooperativa de crédito começou a atuar em 2019. As áreas de atuação, juntas, possuem uma população superior a um milhão de habitantes. E os objetivos são os mesmos: contribuir com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade, ou seja, seguir a risca a base e os preceitos históricos do cooperativismo. Seja no campo ou na cidade.

A proposta da diretoria é trabalhar a nova área “em sintonia com os investimentos já em andamento e projetos futuros”. Entre eles estão as duas novas agências que serão inauguradas em 2023 em MG, nas cidades de São Joaquim de Bicas e Belo Vale; a sede administrativa mineira em Conselheiro Lafaiete; e no RS, com nova agência em Lajeado; a reforma da agência de Cruzeiro do Sul; ampliação da agência de Santa Clara do Sul; e uma nova agência digital. É uma importante notícia para o Vale. Especialmente por se tratar de um momento delicado ao cooperativismo.


TIRO CURTO

• Em Venâncio Aires, um parklet em frente ao prédio do museu gera polêmica. A ferramenta foi instalada em 2020. Nesta semana, a direção do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) visitou o prefeito e entregou um documento para solicitar a retirada do paletes. Entre as justificativas, o mau uso do espaço – que é público – e o fato de que “não teve autorização formal do Nucva ou do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

• Em Encantado, o governo municipal oferece de forma gratuita os cursos “Auxiliar de Cozinha” e “Arte de Cozinhar”. Ambos são ministrados por meio da carreta do Senai, que estará estacionada junto à Praça da Bandeira entre os dias 15 e 31 de maio. O movimento visa qualificar o turismo gastronômico na cidade do Cristo Protetor.

• A construção de um complexo turístico e comercial junto aos morros São José e Gaúcho, em Arroio do Meio, é avaliado pelo Ministério Público. Uma denúncia foi protocolada. Por ora, não há inquérito civil instaurado. Apenas um expediente. E o MP aguarda respostas por parte do governo.

• Em Estrela, a Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) projeta a pintura do muro do cais do porto. A ideia é chamar os mesmos artistas responsáveis pela grafite dos silos concedidos à Nutritec.

• Também em Estrela, o governo municipal fechou contrato para “conjunção de esforços entre o município e a Associação de Assistência à Infância e Adolescência – Pousada da Criança. O contrato de 12 meses é de R$ 1 milhão.

• O governo de Teutônia abriu na quinta-feira a Consulta Pública para elaboração do Plano Municipal da Cultura. A consulta com a sociedade civil tem o objetivo de democratizar os investimentos na cidade. As sugestões estão abertas no site da administração até o dia 10 de maio.

Acompanhe
nossas
redes sociais