Spoiler de conteúdo

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Spoiler de conteúdo

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A próxima edição do suplemento Viver Cidades, do jornal A Hora, será veiculada nesta quinta-feira. São 24 páginas dedicadas ao meio ambiente. Para produzi-las, foram percorridos mais de 300 quilômetros e entrevistadas pelo menos 30 fontes. Biodigestores em escolas, aproveitamento de água da chuva, a importância das abelhas para o meio ambiente e qualidade da água são alguns assuntos que estarão na edição abril/maio.

Crédito: Luciane Ferreira

Garça na foto

Coincidência ou não, ao navegar pelo rio Taquari durante a coleta de água para análise, em abril do ano passado, uma garça parece que fez pose para foto, deu até reflexo na água. Na semana passada, acompanhei novamente a equipe para coleta de amostras. Conheci parte do rio em Vila Mariante, Venâncio Aires. Lá estava outra representante da espécie.

Crédito: Luciane Ferreira

Há vida no rio

A garça-branca habita áreas próximas a rios, lagos, praias e manguezais. Essas aves se alimentam basicamente de peixes, pequenos anfíbios, crustáceos e outras espécies de animais aquáticos de pequeno porte. Se tem alimento, tem vida no rio.


Trilha

Em breve, nova trilha estará disponível para quem gosta de caminhar e admirar a natureza. A Trilha Ecológica terá 480 metros e ligará o Parque da Lagoa à Escadaria, em Estrela.

Júlio César Lenhard/Governo de Estrela


Observação de pássaros

A Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado organiza a atividade “Observação guiada de aves noturnas”, com Cleberton Bianchini e Hamilton Grillo, no Jardim Botânico de Lajeado. A atividade ocorre hoje, a partir das 19h30. Contatos pelo WhatsApp (51) 3982-1099.


Plantio de árvores

Representantes da Acil, CIC-VT e Executivo e Legislativo de Lajeado vão plantar mudas de árvores no Parque Ney Santos Arruda, próximo à orla do rio Taquari. A ação, hoje, às 10h30, é alusiva ao mês do associativismo. O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, que estará em Lajeado para palestrar a empresários, também participará da ação ambiental.


Evento ambiental

O 11º Fórum Internacional de Gestão Ambiental (Figa) está agendado para 6 e 7 de julho, no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. O tema será Meio Ambiente e Segurança Alimentar. O Figa é promovido pela ARI, entidade civil que congrega jornalistas, publicitários, relações públicas e empresários da comunicação no Rio Grande do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais