Uma cidade dentro de Lajeado

Opinião

Mateus Souza

Mateus Souza

Jornalista e colunista do caderno Lajeado - Um novo olhar sobre os bairros

Uma cidade dentro de Lajeado

Por

Atualizado quarta-feira,
14 de Abril de 2023 às 09:04

Lajeado

À primeira vista, não é exagero confundir o bairro Conventos com uma cidade. Afinal, trata-se de uma localidade com ampla oferta de serviços, novos loteamentos e uma população cada vez maior. As projeções indicam cerca de 10 mil moradores, superior a mais da metade dos municípios do Vale. A “emancipação”, por outro lado, traz grandes desafios ao futuro. A mobilidade urbana talvez seja o principal deles. O trânsito nas vias principais é um gargalo que parece longe de uma solução definitiva e, por enquanto, as medidas do Executivo resolvem apenas uma parte do problema. Mas outros setores também necessitam de um olhar especial, como a saúde e o lazer. Do contrário, a população continuará se deslocando ao Centro para desfrutar destes serviços.


 

OBRA PARADA

A paralisação das obras de duplicação da BR-386 pegou a região de surpresa. As máquinas já foram retiradas do trecho pela empresa responsável e, no momento, o clima é de incerteza e preocupação. Os impactos disso afetam também a mobilidade e o trânsito em Conventos, visto que muitos moradores de cidades vizinhas como Forquetinha, Canudos do Vale e Sério acessam Lajeado pela saturada avenida Pedro Theobaldo Breidenbach. A rodovia federal, quando a ampliação estiver pronta, será uma alternativa mais viável aos motoristas. Mas com os trabalhos inacabados, segue o transtorno pela via principal do bairro.

Crédito: Filipe Faleiro


 

EXPANSÃO

Bom Pastor é um dos locais que mais cresce em Lajeado. O surgimento de novos loteamentos contribui para a expansão. Porém, é uma área que, por muitos anos, esteve abandonada pelo Poder Público. Aos poucos, essa realidade começa a mudar. O secretário de Obras, Fabiano Bergmann, reside no bairro e conhece como poucos os gargalos e problemas que os moradores enfrentam diariamente, como a infraestrutura precária em diversas ruas e a ausência de serviços importantes. A inauguração da escola de educação infantil (foto), prevista para maio, é um indicativo de dias melhores. Mas não pode parar por aí.

Crédito: Marcos Ruschel/Divulgação


 

Descentralização 

A segunda reunião do Comitê dos Bairros, ocorrida semana passada, trouxe diferentes (e interessantes) análises e visões sobre as localidades em discussão. O empresário Rogério Wink, por exemplo, acredita que Conventos pode servir como um “modelo de descentralização” e sugere que o governo de Lajeado a olhe como uma “microcidade”, o que, em determinado momento do desenvolvimento do município, seria o São Cristóvão, hoje mais próximo ao Centro e com características totalmente urbanas. Entre os demais convidados, também foi unânime a percepção de que Conventos não é “só mais um bairro”.

Secretaria dos bairros

Figura conhecida em Lajeado, Vergilio Goerck é daqueles cidadãos inquietos. Gosta de apresentar sugestões aos problemas que afligem nossa cidade e já comprou algumas brigas por isso. Uma dessas ideias foi a criação da Secretaria dos Bairros, da época em que era presidente da Associação de Moradores do Centro. Agora, ao perceber o movimento do A Hora em torno do projeto, reforça a proposta. O que talvez não pegaria bem é tornar os presidentes dos bairros em CC’s. Afinal, o contribuinte está cada vez mais exigente quanto ao uso do dinheiro público. Mas a proposta é curiosa e pode, em um eventual momento, ser discutida pelo Poder Público.


PROGRAME-SE

9 A 21 DE MAIO
Moto Rock Lajeado
Local: Parque do Imigrante

21 DE MAIO
Rodeio Artístico
Local: CTG Bento Gonçalves

21 DE MAIO
Encontro Infantil de Grupos de Danças
Local: Parque Histórico Municipal

 


 

DAS RUAS

– A eleição da Associação de Moradores do Centro Histórico parou na justiça. A assembleia prevista para ocorrer na terça-feira, 18 de abril, foi suspensa. A juíza Carmen Rosa Constante, da 2ª Vara Cível da Comarca de Lajeado, acolheu pedido da chapa de oposição que questionava horário das eleições;

– Pela alegação do grupo, o horário estabelecido dificultava a participação da comunidade, o que poderia favorecer a reeleição do atual presidente, Jean Amorim. Ele está no comando da associação há dez anos e busca um novo mandato por mais quatro. A situação divide opiniões na localidade. Amorim garante que o processo ocorreu dentro da legalidade e afirma que a outra chapa foi desclassificada por se inscrever fora do prazo;

– O governo municipal prepara a pavimentação asfáltica da rua General Osório, na área mais vulnerável do Centro. O trecho, de 243 metros de extensão, vai da avenida Beira Rio até a rua Borges de Medeiros. A licitação saiu em fevereiro e as propostas serão abertas no dia 27 deste mês;

– Depois de ganhar um novo bairro, Lajeado deve contar com uma nova associação em breve. Moradores do recém-criado Jardim Botânico se organizam para formar a entidade comunitária. A primeira reunião deve ocorrer ainda este mês;

– Na reunião-almoço da Acil, semana passada, um dos empresários presentes pediu ao governo que execute a ligação da avenida Alberto Müller com a avenida Amazonas, no bairro Carneiros. Trata-se de uma demanda antiga na cidade, e que é assunto com frequência no Legislativo.

Acompanhe
nossas
redes sociais