Revisões diminuem extensão  de cinco municípios do Vale

LEVANTAMENTO DO IBGE

Revisões diminuem extensão de cinco municípios do Vale

Atualização dos limites territoriais foi feita pelo IBGE, que descarta impactos em dados sobre domicílios ou número de habitantes. RS é o estado com mais alterações desde 2021

Por

Revisões diminuem extensão  de cinco municípios do Vale
Pela revisão do IBGE, Relvado perdeu 15 km² em área territorial. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Nove municípios do Vale tiveram atualizações dos seus limites territoriais. A revisão foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de um aprimoramento da visualização de fronteiras. Os dados de processamentos compreendem o período entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022. O Rio Grande do Sul é o estado com mais revisões (61).

A maior parte das cidades da região que constam na lista tiveram redução territorial pela atualização. Porém, são dados pouco significativos, conforme o coordenador da agência do IBGE de Veranópolis – que atende parte dos municípios do Vale –, Gleidson Comachio. Segundo ele, tratam-se de “ajustes pontuais” nos limites.

“Não há impactos previstos. Tivemos alguns municípios afetados, mas sem grandes alterações. Foram feitas algumas correções cartográficas, mas nada que atinja domicílios ou que vá alterar a população das cidades envolvidas. E mesmo se pegar, seriam pouquíssimos domicílios”, comenta Comachio.

No documento de divulgação, o IBGE não detalha se houve redução ou aumento da área territorial dos municípios. A reportagem, porém, buscou dados nos arquivos do IBGE e constatou que as revisões diminuíram a extensão de cinco cidades do Vale: Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Pouso Novo e Relvado.

Ajustes

Na atualização do cálculo da área territorial para 2022, a extensão territorial do Brasil cresceu 72,2 quilômetros quadrados. Hoje, está em 8,510 milhões de quilômetros quadrados de extensão. Porém, o IBGE ressalta que esse incremento não representa ganho de território, pois se deve sobretudo a edições de trechos da fronteira internacional do país em quatro estados.

Conforme o órgão, a atualização contempla três estudos: a Malha Municipal Digital, que é é um conjunto de arquivos digitais da representação de todos os municípios brasileiros e da área total do país. Esse estudo subsidia os mapas municipais e novos valores de áreas territoriais.

“As atualizações acontecem a partir da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE”, explica o coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE, Roberto Tavares.

Acompanhe
nossas
redes sociais