Grêmio e Caxias começam a decidir a taça

Gauchão 2023

Grêmio e Caxias começam a decidir a taça

Tricolor Gaúcho pode conquistar o hexacampeonato pela terceira vez na história. Equipe da Serra busca um título que só conquistou uma vez

Por

Grêmio e Caxias começam a decidir a taça
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Grêmio e Caxias abrem a disputa pelo título do Campeonato Gaúcho neste sábado. Às 16h30min, o Estádio Centenário, em Caxias do Sul, recebe o primeiro dos dois confrontos que valem a taça mais desejada do estado. O Tricolor busca alcançar uma marca que só conquistou duas vezes na história. Já o Grená da Serra tenta chegar ao segundo título gaúcho.

A história está ao alcance do Grêmio que pode conquistar pela terceira vez o hexacampeonato estadual. Em 102 edições da competição, a sequência de seis títulos só foi alcançada pelo Tricolor em 1968 e em 1990. Após 33 anos da última sequência, Renato Portaluppi e seus comandados podem atingir novamente o feito.

Para alcançar tal feita, o Grêmio precisa lidar com alguns percalços. Depois de superar o Ypiranga nos pênaltis em uma partida que estava muito desfalcado, Renato tem o retorno de alguns titulares. Mas segue com ausências. Kannemann e Carballo não foram relacionados. O zagueiro sentiu um desconforto muscular e o volante se apresentou com virose após viagem com a seleção uruguaia. Além deles, o Grêmio já teria os desfalques do lateral-direito Fábio, do volante Pepê e do atacante Ferreira por conta de lesões musculares.

Mesmo sem indicar a equipe que enfrentará o Caxias neste sábado, o técnico ao longo da semana deu pistas do time que irá a campo. A provável escalação para o duelo em Caxias do Sul tem: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Villasanti e Lucas Silva (Galdino); Bitello, Cristaldo e Vina; Suárez.

Caxias repleto de desfalques

Pelas expulsões na semifinal contra o Inter, o Caxias não poderá contar com os volantes Vini Guedes e Marciel. Outros três atletas que pertencem ao Grêmio estão por empréstimo no Centenário e serão desfalques nos dois jogos das finais: o volante Pedro Cuiabá e os atacantes Ronald e Wesley Pomba.

Campeão gaúcho em 2000 sob comando do técnico Tite, a equipe da Serra também foi vice-campeã em 1990, 2012 e 2020 e chega a quinta final. O interior gaúcho não conquista um título desde 2017, quando o Novo Hamburgo ergueu a taça.

Acompanhe
nossas
redes sociais