A história do Mirante Bixo do Mato exemplifica como o Vale do Taquari pode surpreender. Localizado no topo da linha 28 de Setembro, o ponto turístico tem como diferencial uma vista panorâmica encontrada por acaso pelos proprietários da área de terra no início de 2022. Após um ano de melhorias, o espaço abre oficialmente ao público neste sábado, dia 1°, sob os cuidados do radialista e empreendedor, Arthur Cipriani.
O atrativo principal são três belvederes estrategicamente instalados de frente para a curva do rio Taquari e nascer do sol. Uma série de trilhas naturais, reservatório com peixes, pinguela e muita mata nativa completam o cenário deslumbrante a poucos quilômetros da ERS-129.
Para além das belezas naturais, o Bixo do Mato oferece experiência gastronômica. No fim de semana inaugural, servirá café colonial durante todo o dia. Para o futuro, a proposta é incorporar o cardápio com almoço tendo o costelão gaúcho como prato principal. O ponto turístico estará aberto nos sábados e domingos, a partir das 7h. A entrada custa R$ 15 ou R$ 50 para os interessados no café colonial. Valores justos diante da formosura desse destino de Muçum.
Vale dos monumentos
Com altos investimentos, empreendedores pretendem transformar os morros do Vale em lar de grandes estátuas. A Nossa Senhora da Montanha, anunciada no Mirante Degasperi, em Marques de Souza, e um monumento de gaúcho com 50 metros no Morro São José, em Arroio do Meio, são projetos recentes que seguem essa tendência.