Movimento pelo Volúpia

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Movimento pelo Volúpia

Por

Na tarde de ontem, representantes e apoiadores do bar Volúpia participaram de uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado (Sedetag), André Bücker (foto). O encontro ocorreu na prefeitura municipal e contou com a presença do deputado estadual Leonel Radde (PT) – que conquistou 434 votos na cidade.

Entre os temas, o alvará de funcionamento do empreendimento e, também, as queixas dos proprietários sobre possíveis casos de preconceito contra o espaço cultural – muito frequentado pelo público LGBTQIA+. O debate é polêmico.

Bücker ressalta que a análise do poder público é técnica e também envolve a Secretaria de Planejamento. Enquanto isso, moradores próximos reclamam de barulho e algazarra, e apresentam abaixo-assinado.

Os donos do local rechaçam veemente as recentes denúncias e pedem ajuda popular para manter aberto o espaço destinado à diversidade. E o assunto gera diferentes percepções e julgamentos em toda a comunidade local. Sobre o alvará, o assunto tem evoluído. Mas a renovação ainda não foi autorizada.


Tucana e ex-tucano em Brasília

Mariela Portz (PSDB) realizou um “bate e volta” até a capital federal nessa segunda-feira. A Diretora de Inovação e Projetos Especiais do Governo de Lajeado foi a Brasília acompanhar o resultado do Prêmio Cidades Empreendedoras 2022, idealizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá) foi finalista entre quase 500 projetos inscritos.

O case lajeadense não venceu o prêmio, mas a classificação final serviu para divulgar ainda mais o nosso ecossistema. E, de quebra, proporcionou encontro entre a tucana e o ex-tucano e atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. “Lajeado está cada vez mais conhecida. É muito importante participar dessas premiações”, resume ela.

Acompanhe
nossas
redes sociais