Jornada da Raimundos Barbearia mostra que empreender passa por planejar

Lajeado Empreendedora

Jornada da Raimundos Barbearia mostra que empreender passa por planejar

Barbearia nasceu como fonte de renda secundária em 2017 e hoje é referência em Lajeado e no Vale

Por

Atualizado quarta-feira,
29 de Março de 2023 às 17:08

Jornada da Raimundos Barbearia mostra que empreender passa por planejar
Lidiomar viu na Raimundos Barbearia a chance de realizar o sonho de empreender
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vários fatores determinam o sucesso de um negócio. Um deles é o planejamento. A Raimundos Barbearia prova isso, ao materializar a realização do sonho empreendedor de Lidiomar Raimundo Laner de Oliveira, nome à frente do negócio desde 2017, quando a operação foi inaugurada no Centro de Lajeado.

Natural em Progresso, mas residente de Barros Cassal, Raimundo veio para Lajeado aos 17 anos a fim de ingressar na vida universitária. A barbearia surgiu inicialmente como uma segunda fonte de renda enquanto cursava Engenharia Civil na Univates. Na época, ele trabalhava na J.A. Spohr e viu na Raimundos Barbearia a chance de realizar um antigo sonho: empreender.

“Eu queria fazer Odontologia, na verdade. Eu me identificava com a ideia de cuidar do visual das pessoas. Acabei me desligando da J.A. Spohr depois de quatro anos e fui fazer um curso de barbeiro. No início, era só para complementar renda, mas a proporção de crescimento foi muito rápida”, explica.

Depois do curso, Raimundo começou a planejar a barbearia. A escolha inicial, na Rua João Abott, não foi por acaso. A análise e planejamento foram essenciais para entender o fluxo de pessoas a fim de alcançar o maior público possível. O resultado foi positivo. Tanto é que em pouco mais de meio ano, já havia contratado funcionários.

“Pensei em trazer mais colaboradores, mas os primeiros não deram muito certo. Hoje, cinco anos depois, todos que trabalham aqui, fui eu que ensinei. Então, o atendimento tem o mesmo padrão, independente de quem estiver com o cliente”, explica.

O início não foi fácil. O pai, funcionário público durante 40 anos, não apoiou a ideia. Contudo, depois que Raimundo foi buscar conhecimento e se especializar na área, as coisas mudaram. “Meu pai é do interior. Lá, eles incentivam a pessoa a estudar e não empreender. Para ele, o  melhor caminho era o estudo”, lembra.

Com muito estudo, veio o sucesso. Com ele, a necessidade de ampliar o negócio. A sala de 67 metros quadrados já não comportava a alta demanda. A alternativa foi mudar de endereço. E foi o que Raimundo fez em 2022, quando inaugurou o novo ponto no bairro São Cristóvão.

“Acho que a mudança é mais difícil do que abrir do zero, mas funcionou. No começo, eu pequei na parte de gestão financeira e marketing. Tem que ser tudo bem planejado. Apesar disso, tudo que eu pensei e projetei, está se realizando”, conclui Lidiomar, prova de que uma jornada empreendedora passa por muito trabalho, mas também parte de um bom planejamento.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais