Dentro das comemorações dos três anos da Rádio A Hora, celebradas nessa sexta-feira, 24, o Grupo A Hora anuncia uma nova filial e se conecta com o momento de fortalecimento e evolução da região alta do Vale do Taquari. A sucursal em Encantado será inaugurada nesta segunda-feira, 27. Trata-se de um amplo e moderno espaço na Rua Júlio de Castilhos, no Centro, junto à Galeria Peretti.
A nova unidade em Encantado soma-se à sede do A Hora, em Lajeado. Contará com recepção e estúdio de rádio, de onde será apresentada uma programação especial no dia da inauguração. Para isso, foram contratados profissionais nas áreas de jornalismo e para o departamento comercial.
A chegada em Encantado, conforme o diretor executivo do A Hora, Adair Weiss, é um movimento que busca dar mais voz e eco aos anseios da comunidade. “Queremos conectar ela de forma prática com a região baixa do Vale e o restante do RS, pois o A Hora chega todos os dias em Porto Alegre, nos órgãos de governo. Vamos levar as demandas ao conhecimento dessas pessoas”, frisa.
Weiss ressalta que o A Hora se soma aos veículos de comunicação locais, não com o objetivo de fazer concorrência. “Nosso trabalho é complementar, de falar de Encantado para o Vale e para o estado inteiro. Vai ser muito importante ao desenvolvimento da microrregião, que se abre ao mundo por conta do turismo”.
Mix de riquezas
O diretor de Mercado e Estratégia, Fernando Weiss, argumenta que o mercado está atento a consolidação do projeto de desenvolvimento turístico da região alta e, a partir desse movimento, surgem novas oportunidades. Por isso, o A Hora se propõe a ser um canal importante na busca por soluções aos gargalos e demandas da comunidade.
“O Grupo A Hora acredita não apenas no potencial turístico daquela região, mas também em toda a força econômica dos diferentes setores. Temos o maior polo ervateiro do Mercosul e o maior polo de cosméticos do RS. Falamos de uma referência em joias. Ou seja, concentra um mix de riquezas e de virtudes que ganham muito mais espaço com o Cristo Protetor”, frisa.
Fernando Weiss pontua que as mazelas que perseguem o Vale indicam uma necessária conexão da região alta com a baixa, impactada ano passado com a ruptura na Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). “Começamos a perceber trabalhos coletivos. Cada vez mais precisamos conectá-las, pois o Vale é um só. Dar o mesmo espaço e tratar com a equidade que precisa”.
Mais repercussão
Jornalista com mais de duas décadas de experiência no mercado da comunicação regional e estadual, Diogo Daroit Fedrizzi, 46, será a voz do A Hora na região alta a partir da próxima semana. Ele chega ao grupo para uma atuação multiplataforma, com foco sobretudo no radiojornalismo.
Fedrizzi terá participações fixas diárias na emissora, pela manhã e também à tarde. Além disso, representará o A Hora de forma institucional em eventos na região alta. Para ele, a chegada do grupo em Encantado consolida um movimento iniciado há alguns anos.
“É um momento histórico. Pela proposta que o grupo sinalizava, nós já percebíamos esse envolvimento e inserção em demandas locais e regionais, como a questão da concessão das rodovias e o turismo regional”, destaca.
Visibilidade
Prefeito de Vespasiano Corrêa e presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), Tiago Michelon destaca que a imprensa é um pilar importante nesta fase de ascensão. Por isso, entende que o A Hora chega para contribuir com o debate sobre os desafios da região, uma vez que se envolveu em temas como a concessão das rodovias e a inclusão da ERS-332 no plano.
“Esse momento é resultado da união que os municípios estão tendo. O poder público, quando tem a visão de cooperar e não competir, une mais a região. E a imprensa é fundamental nesse processo. Contar com mais um meio de comunicação, que se soma aos demais, é importante para que possamos avançar nesse trabalho de desenvolvimento”, pontua.
Já o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, acredita que a presença do grupo ajuda a trazer mais visibilidade ao município e a região como um todo, bem como maior transparência aos atos do poder público. “Pela abrangência e credibilidade do A Hora, é um movimento muito importante. Até pelo momento que Encantado e região passam, vai contribuir muito para o nosso crescimento”, avalia.