Educação Empreendedora

Produzido por Estúdio Alfa

Educação Empreendedora

Parte da formação específica - Vivências e Experiências, o Estúdio desafia os estudantes do 2º ano do Ensino Médio GA - campus Univates a construir projetos focados no empreendedorismo

Apresentado por

O Ensino Médio – Gustavo Adolfo campus Univates trouxe inovações para todos, como os componentes da Formação Específica. Os estudantes do GA contam com 1.160h de aula da formação específica – Vivências e Experiências. Dentro desse escopo está o Estúdio, uma iniciativa que busca apresentar estudos e atividades com o desenvolvimento de projetos. Em 2023, por exemplo, o 2º ano trabalha focado no empreendedorismo.

Segundo Rosilene Inês König, vice-diretora do GA, o Estúdio é um componente curricular que tem como objetivo fomentar o protagonismo e a autonomia do estudante. As aulas são planejadas e ministradas por professores das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais). “Durante as aulas, que ocorrem nas quartas-feiras em diferentes espaços da Instituição, são desenvolvidos projetos, aulas expositivas, pesquisas, apresentações, aula invertida, seminários e visitas externas”, explica.

 

Janine Müller, professora de Linguagens, é um dos nomes à frente das turmas do Estúdio, o projeto Empreenda-se GA 2023 incorpora todas as habilidades e competências para que os estudantes consigam construir um produto final. “A gente vai mediando e dividindo as aulas em conhecimentos que sabemos que são prévios para chegar naquele objetivo desejado. Isso é possível porque a equipe de professores é multidisciplinar”, avalia.

No primeiro semestre a meta é realizar uma feira de produtos e serviços em que os estudantes apresentarão seus projetos. Para capacitá-los, o Estúdio levará as turmas para visitar empresas da cidade a fim de conhecerem processos e visões diferentes. “Iremos visitar várias empresas e de diferentes áreas de atuação. Teremos a possibilidade de conhecer o negócio e todos os seus desdobramentos. Além de visitas, vamos organizar roda de conversa com alguns empreendedores”, explica Janine.

 

 

Geração Empreendedora

O “Projeto Empreenda-se GA 2023” gera empolgação e engajamento entre os estudantes. É o caso de Leonardo Barckert, de 17 anos e aluno do GA desde 2013. Filho de empreendedores, ele celebra a iniciativa do 2º ano. Afinal, hoje Leonardo já colabora com a empresa familiar, principalmente no setor de e-commerce e redes sociais. “É uma troca de ideias. O que eu aprendo na loja, trago para sala de aula e vice-versa. Temos bastante afinidade”, comenta.

 

Enquanto isso, para Ana Julia Schmitz, de 16 anos e aluna do GA desde 2022, o projeto tem sido muito importante e aproveitável porque permite que ela desenvolva o tema empreendedorismo, algo que conta ter investido tempo durante as férias escolares. “Um amigo já busca formas de empreender e ter o próprio negócio. Isso me fez ir atrás também e estudar formas de como me colocar no mercado e resolver problemas”, conta.

A professora Janine lembra que o “Empreenda-se GA 2023” não inclui apenas o aspecto comercial, mas também elementos complementares. “Empreender é saber se envolver nas situações do cotidiano, empreendedora é aquela pessoa que consegue lidar com os desafios.”, conclui.

 

Como funciona o Estúdio no 2º ano do Ensino Médio:

– Os encontros semanais acontecem sempre às quarta-feiras;

– Reúne e integra as três turmas do 2º ano – cerca de 75 estudantes;

– Conta com 5  professores envolvidos:

 * 2 de Linguagens;

 * 1 de Matemática;

 * 1 de Ciências Natureza;

 * 1 de Ciências Humanas e Sociais.

– Os estudantes visitarão empresas e participarão de roda de conversa com empreendedores;

– No final, os alunos participarão de uma Feira de Produtos e Serviços,  em que apresentarão seus projetos.

***

OLHO: “Empreender é saber se envolver nas situações do cotidiano, empreendedora é aquela pessoa que consegue lidar com os desafios.” – Janine Muller, professora de Linguagens do GA.

***

 

LEGENDAS:

Leonardo Barckert, de 17 anos e aluno do GA desde 2013.

Ana Julia Schmitz, de 16 anos e aluna do GA desde 2022.