Reunião na Acil visa acabar com atos de vandalismo no Centro de Lajeado

EM BUSCA DE SEGURANÇA

Reunião na Acil visa acabar com atos de vandalismo no Centro de Lajeado

Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Março de 2023 às 18:31

Reunião na Acil visa acabar com atos de vandalismo no Centro de Lajeado
Crédito: Assessoria de Imprensa/Divulgação
Lajeado

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Graciela Black, se reuniu, na tarde desta quinta-feira, 23, com representantes das forças de segurança de Lajeado. O objetivo do encontro foi falar sobre as ações que podem ser adotadas para coibir os atos criminosos que têm acontecido recentemente no Centro Histórico de Lajeado. Em menos de um mês, a entidaxe sofreu três depredações em seu prédio, com vidros quebrados pelo arremesso de pedras,

Segundo o capitão Walesko do Val Baroni Gomes, do 22º Batalhão de Polícia Militar, e o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Roberto Locatelli Gandin, já há identificação da responsável pelos atos de vandalismo. Trata-se de uma usuária de entorpecentes que circula pela área Central e, após consumir as drogas, entra em transtorno e realiza as infrações.

De acordo com o promotor de Justiça Carlos Augusto Fiorioli, com essa identificação é possível acionar a rede de saúde municipal para que se inicie uma medida de tratamento ambulatorial, após a constatação médica de dependência química. Em um primeiro momento, segundo Fiorioli, é necessário encontrar a rede familiar da suspeita para obter o apoio de parentes e iniciar o tratamento com uso de medicamentos que reabilitem a pessoa. Caso a família não seja encontrada, o Ministério Público pode auxiliar nos trâmites para dar início ao tratamento médico.

Locatelli informou, durante a reunião, que a rede municipal está mobilizada para dar início ao processo de tratamento para dependentes químicos, como o encaminhamento ao Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS AD.

Também participaram do encontro a coordenadora pedagógica do Colégio Madre Bárbara, que igualmente sofreu depredações com atos de vandalismo, Justine Thomas; o presidente do Comitê Gestor do Plano de Revitalização do Centro Histórico de Lajeado, André Jaeger; o chefe operacional do Departamento de Trânsito de Lajeado, José Gabriel Becker; e o gerente executivo da Acil, Antonio Juarez da Silva.

Acompanhe
nossas
redes sociais