Região define até abril se Hospital Estrela será referência em traumato-ortopedia

SAÚDE

Região define até abril se Hospital Estrela será referência em traumato-ortopedia

Associações de municípios debateram o tema durante assembleia conjunta na tarde desta quarta-feira, em Encantado

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Março de 2023 às 20:34

Região define até abril se Hospital Estrela será referência em traumato-ortopedia
Evento contou com a presença da secretária de saúde, Arita Bergmann. Crédito: Henrique Pedersini
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma assembleia reuniu prefeitos, secretários e líderes políticos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) na tarde desta quarta-feira, 22, na Prefeitura de Encantado. Com a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a reunião abordou as tratativas para o credenciamento do Hospital Estrela, da Rede Divina Providência, como referência em média e alta complexidade em traumato-ortopedia na região.

Representantes da Rede de Saude Divina Providência apresentaram uma proposta para que a unidade de Estrela atenda a demanda dos municípios da região nesta especialidade.  Segundo o gerente administrativo, Johnny Locatelli, a proposta inclui 16 cirurgias consideradas complexas por mês e cerca de 70 pessoas em casos de média complexidade. Trata-se de um projeto no qual os valores deverão ser divididos de forma tripartite, com recursos dos governos estadual, federal e municipais.

Os prefeitos anunciarão no dia 24 de abril se a casa de saúde será a referência para os atendimentos. Nos próximos dias, Amat e Amvat farão novos encontros entre os associados para tratar do assunto. Um dos pontos é a necessidade de uma compreensão mais ampla sobre o que tipos de atendimento e números mais precisos a respeito de cada um.

Avaliação

Conforme o prefeito de Vespasiano Corrêa e presidente da Amat, Tiago Michelon, a referência para o Hospital Estrela, além da proximidade com o Vale, ofereceria uma melhor qualidade de vida. “Teríamos uma ligação direta com a casa de saúde e, desta forma, poderíamos ficar por dentro sobre a real situação de cada paciente. Em Canoas, não há contato humano. Somos atendidos por um sistema”, afirmou.

Michelon sublinhou a necessidade de os gestores terem o conhecimento aprofundado sobre os procedimentos e valores envolvidos para fazer a melhor proposta ao Estado.  Ainda, negou que houve uma “ruptura” entre a região alta e baixa. “A criação da Amat é uma emancipação, não se trata de divisão. Em ações macro, como essa, as associações sempre estarão unidas”, finalizou.

Na avaliação do prefeito Elmar Schneider,  a regionalização dos serviços é de suma importância também para as contas dos municípios. Por isso, é importante que os hospitais sejam cada vez mais fortalecidos.

Prefeitos de Estrela., Elmar Schneider, Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon, e Encantado, Jonas Calvi.

Críticas ao atendimento em Canoas

A unanimidade entre os prefeitos das duas associações está no descontentamento com o serviço prestado pelo Hospital Pronto Socorro (HPS) em Canoas. Jari Hunoff, de Capitão, chegou a afirmar que “Canoas brinca com a saúde”.

A secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, se comprometeu a intermediar um encontro entre os representantes do Hospital de Canoas e os prefeitos da região para entender as queixas sobre atendimento prestado. Ao mesmo tempo, reconheceu que a casa de saúde da região metropolitana não consegue mais absorver os pacientes, o que abre espaço para a referência local. “Precisamos saber qual a demanda reprimida na região, os custos e a viabilidade dos atendimentos no hospital de Estrela”, comentou.

Ouça as entrevistas com Johnny Locatteli, Elmar Schneider e Arita Bergmann

Acompanhe
nossas
redes sociais