A Prefeitura de Lajeado apresentou o estudo de requalificação da Rua Júlio de Castilhos, nesta quarta-feira, 22, ao Fórum das Entidades. O projeto foi elaborado com base na opinião popular. Foram levados em conta os conceitos de mobilidade e acessibilidade, repaginação das calçadas, vegetação, mobiliário e iluminação (Veja mais fotos abaixo).
O grupo voltará a se reunir em 14 dias para ajustes e definição de parcerias para execução da obra. O custo é orçado em cerca de R$ 5 milhões. Estima-se a duração de 6 meses para a execução de toda a obra, sendo que as quadras serão executadas separadamente para não bloquear toda a rua.
A apresentação foi feira pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a vice, Gláucia Schumacher, e o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Giancarlo Bervian.
A pesquisa
A metodologia de pesquisa utilizada para a consulta à população foi um questionário no local, com entrevistas com os passantes da via, além de um formulário online, disponibilizado pelo período de um mês. Na internet, 334 pessoas responderam, entre elas a maioria jovens de 19 a 35 anos (cerca de 50%). O segundo grupo mais participativo na pesquisa foi da faixa etária de 36 a 50 anos (aproximadamente 30%).