Encontro Nacional de Veículos Antigos reúne 10 mil visitantes

TEUTÔNIA

Encontro Nacional de Veículos Antigos reúne 10 mil visitantes

Evento é organizado no Centro Administrativo, com mais de 600 veículos expostos e encerra neste domingo

Por

Atualizado domingo,
19 de Março de 2023 às 14:14

Encontro Nacional de Veículos Antigos reúne 10 mil visitantes
Esta foi a maior edição da história do evento, em Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O 13º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia iniciou na sexta-feira, 17, e segue até este domingo, 19, no Centro Administrativo Municipal. Com mais de 600 expositores, esta é a maior edição já organizada do evento. 

Mais de 10 mil pessoas são esperadas no município neste fim de semana. Entre os carros inscritos, estão modelos como o Ford de 1928 e 1951, Bel Air 1957, os icônicos Maverick, Landau e Chrysler, entre outras marcas históricas.

A diretora executiva da CIC Teutônia, Carina Schulte Bolfe está na organização do evento desde a primeira edição. Ela conta que no início não eram tantas pessoas interessadas em veículos antigos, mas os clubes fizeram o gosto aumentar, além de se tornar um negócio.

“Hoje tem até um associado nosso que tem revenda de carros antigos. Se tornou um mercado, mas também uma forma de preservar uma história e tradição”, destaca. 

Os visitantes e expositores vieram de mais de 100 cidades diferentes. Entre elas, pessoas de Triunfo, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Bento Gonçalves, assim como muitos municípios do Vale. “Este é o evento que traz mais diversidade de público para Teutônia”, ressalta. 

César Spielmann mantém um Ford modelo T 1923, na cor preta, que leva para as exposições

Carro centenário

Morador de Lajeado, César Spielmann, 56, participa de toda edição do evento. Desde 2001, ele expõe pela região o Ford Modelo T 1923, na cor preta, que completa o centenário no encontro. Para marcar o momento, foi feito um bolo simbólico e uma homenagem pela organização.

Spielmann conta que o gosto por veículos antigos veio da infância. Ele lembra que a primeira pasta de materiais da escola tinha um calhambeque estampado. O pai também gostava dos carros e deu exemplo ao filho e ao neto. O primeiro veículo antigo que adquiriu foi um Ford Modelo T ano 1926. 

“Depois, então, adquirimos o 1923. O curioso é que o ano de nascimento do meu pai era 1923 também. Então a gente participava dos eventos e o carro tinha a mesma idade dele”, conta. 

Ingressos
O ingresso custa R$ 10 por pessoa. Além da exposição dos veículos, há brinquedos infláveis para as crianças. Lanches e bebidas também estão disponíveis na praça de alimentação. Outros atrativos do evento são o mercado de pulgas, artesanato, agroindústrias e área para camping e churrasco.

Exposição

O encontro é aberto a todas as categorias de veículos antigos com mais de 30 anos de fabricação, sejam nacionais ou importados, com exceção aos veículos considerados clássicos. 

O 13º Encontro Nacional de Veículos Antigos é uma realização da CIC Teutônia, com patrocínio de Certel e Sicredi, apoio de Veteran Car Teutônia, Federação Brasileira de Veículos Antigos e Prefeitura de Teutônia.

Acompanhe
nossas
redes sociais