Atividade física e a comunidade

Opinião

Ezequiel Neitzke

Ezequiel Neitzke

Jornalista

Coluna esportiva

Atividade física e a comunidade

Por

Atualizado sexta-feira,
17 de Março de 2023 às 17:18

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Neste domingo ocorre a primeira etapa do Circuito dos Vales/Uninter. Arroio do Meio recebe 1,1 mil atletas. Eles representam 171 equipes e 53 cidades. Esses números chamam a atenção e ligam o alerta para os gestores municipais. O aumento da procura pela atividade física, seja ela corrida, caminhada, ciclismo ou kangoo fez com que algumas cidades tirassem projetos do papel. Outras estão com ideias, mas faltam estímulos e coragem para criar algo.

Crédito: Divulgação

Imigrante, Colinas e Estrela estão organizando uma ciclovia para tirar os atletas da rua. Marques de Souza criou um parque com uma pista de corrida e caminhada com mais de dois quilômetros. São alguns exemplos de obras que ajudam no desenvolvimento das comunidades, pois com mais pessoas praticando esportes, os gestores gastarão menos em saúde e segurança pública, melhorando a economia graças ao turismo.

Voltamos ao Circuito dos Vales/Uninter. Em entrevista para Rádio A Hora, o coordenador de esportes de Arroio do Meio, Marciano Lindemann, destacou que a comunidade está empenhada para receber a prova. Padarias, lancherias e restaurantes estarão abertos desde cedo para atender os atletas.

Além disso, destaca que no período pré-prova, muitas pessoas vieram conhecer a cidade e o trajeto e afirmaram retornar depois dessa etapa para conhecer outros pontos turísticos de Arroio do Meio.

Sobre as 171 equipes que vão participar do Circuito dos Vales/Uninter. Cabe aos gestores públicos olharem com mais carinho para elas. Os grupos são importantíssimos para as cidades, pois além de divulgar o nome do município em diversas provas no RS e fora dele, instigam todos os dias as pessoas para prática esportiva. Se você ainda não percebeu o crescimento e a importância da modalidade, sugiro ir a um parque ou para rua no fim do dia, verá a alegria das pessoas praticando esportes e com certeza se motivará a fazer algo.


Na Europa

O volante Josué Gomes terá a sua primeira experiência no exterior. O jogador embarcou nessa semana para Alemanha onde jogará no 1FcA Darmstadt, da quarta divisão.


Curtinhas

* O Lajeadense se apresentou nessa semana. Estou curioso para saber como será o trabalho de Serginho Almeida no retorno ao clube.

* O Fontoura Xavier Futsal desistiu de jogar a Liga Gaúcha 1. Com isso, o Santa Rosa Futsal entra em seu lugar.

* Lajeado terá Campeonato Municipal com cinco times. A novidade é o EC Brasil, do Bairro Santo Antônio.

*Taquari volta a ter municipal de campo após quatro anos.

Acompanhe
nossas
redes sociais