A reivindicação pela reforma da rede ferroviária entre o Porto de Estrela e a cidade de Colinas está na mesa do vice-governador, Gabriel Souza (MDB). A agente público recebeu o pedido em mãos e já levou o assunto até a presidência da Rumo Logística, a concessionária responsável pela manutenção e ampliação da malha em todo o Estado.
O trecho de pouco mais de 13 quilômetros foi utilizado pela última vez em dezembro de 2014. Desde então, nenhum trem chegou até o complexo portuário. Neste período, além de problemas decorrentes das enchentes e da própria ação do tempo, os trilhos foram alvos de vândalos e criminosos.
Diante do quadro, o investimento é alto. Mas é crucial para o escoamento da produção e abastecimento de indústrias. Além de fortalecer o turismo regional. Logo, a ligação entre as duas cidades precisa ser pauta da Amvat, Codevat, Amat e afins.
Pro_Move apresenta o “Mindset em Vendas”
O movimento Pro_Move Lajeado, por meio do eixo estratégico do Varejo, apresentou ontem o projeto Mindset em Vendas: Trilha de formação para o comércio. É uma iniciativa para desenvolver novas habilidades nos jovens e “transformar a cidade”. O grupo busca “padrinhos” para comprar as vagas do curso do Senac, que serão oferecidas à comunidade gratuitamente.
LEIA MAIS: Novo projeto do Pro_Move ofertará cursos gratuitos à comunidade
O valor de cada vaga é de R$ 750, e o curso engloba o desenvolvimento de soft skills, uso de metodologias vivenciais, e orientação individual. As empresas também podem contratar vagas para seus colaboradores iniciantes, mas em troca devem contratar uma vaga para a comunidade. Serão cinco módulos: Marketing Digital; Loja Física; Phygital; Gestão de Venda; e Conectando com o meu futuro.
E o piso nacional em Estrela?
O governo de Lajeado confirmou o piso nacional para o quadro de professores municipais. O prefeito Marcelo Caumo (PP) cumpriu as projeções do Executivo e anunciou a novidade no mês de março. Por outro lado, algumas administrações ainda não decidiram sobre o futuro da folha salarial do magistério público. É o caso de Estrela.
Por lá, a Secretária de Educação, Elisângela Mendes, encaminhou ofício à Secretaria da Fazenda no dia 24 de janeiro. Em questão, os prováveis e possíveis impactos financeiros. E, desde então, ela ainda aguarda por uma resposta. Assim como todos os demais profissionais que trabalham diariamente na construção do futuro da sociedade.