Estado intervém  junto aos trilhos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Estado intervém junto aos trilhos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Crédito: Divulgação

A reivindicação pela reforma da rede ferroviária entre o Porto de Estrela e a cidade de Colinas está na mesa do vice-governador, Gabriel Souza (MDB). A agente público recebeu o pedido em mãos e já levou o assunto até a presidência da Rumo Logística, a concessionária responsável pela manutenção e ampliação da malha em todo o Estado.

O trecho de pouco mais de 13 quilômetros foi utilizado pela última vez em dezembro de 2014. Desde então, nenhum trem chegou até o complexo portuário. Neste período, além de problemas decorrentes das enchentes e da própria ação do tempo, os trilhos foram alvos de vândalos e criminosos.

Diante do quadro, o investimento é alto. Mas é crucial para o escoamento da produção e abastecimento de indústrias. Além de fortalecer o turismo regional. Logo, a ligação entre as duas cidades precisa ser pauta da Amvat, Codevat, Amat e afins.


Pro_Move apresenta o “Mindset em Vendas”

O movimento Pro_Move Lajeado, por meio do eixo estratégico do Varejo, apresentou ontem o projeto Mindset em Vendas: Trilha de formação para o comércio. É uma iniciativa para desenvolver novas habilidades nos jovens e “transformar a cidade”. O grupo busca “padrinhos” para comprar as vagas do curso do Senac, que serão oferecidas à comunidade gratuitamente.

LEIA MAIS: Novo projeto do Pro_Move ofertará cursos gratuitos à comunidade

O valor de cada vaga é de R$ 750, e o curso engloba o desenvolvimento de soft skills, uso de metodologias vivenciais, e orientação individual. As empresas também podem contratar vagas para seus colaboradores iniciantes, mas em troca devem contratar uma vaga para a comunidade. Serão cinco módulos: Marketing Digital; Loja Física; Phygital; Gestão de Venda; e Conectando com o meu futuro.


E o piso nacional em Estrela?

O governo de Lajeado confirmou o piso nacional para o quadro de professores municipais. O prefeito Marcelo Caumo (PP) cumpriu as projeções do Executivo e anunciou a novidade no mês de março. Por outro lado, algumas administrações ainda não decidiram sobre o futuro da folha salarial do magistério público. É o caso de Estrela.

Por lá, a Secretária de Educação, Elisângela Mendes, encaminhou ofício à Secretaria da Fazenda no dia 24 de janeiro. Em questão, os prováveis e possíveis impactos financeiros. E, desde então, ela ainda aguarda por uma resposta. Assim como todos os demais profissionais que trabalham diariamente na construção do futuro da sociedade.

Acompanhe
nossas
redes sociais