Download 99%

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Download 99%

Por

Faltam poucos detalhes para confirmar a vinda da embarcação Seival durante a programação do Viva o Taquari-Antas Vivo. A articulação está sob a responsabilidade do coordenador e um dos idealizadores do programa, Gilberto Soares.

O veleiro Seival é uma réplica do barco de Giuseppe Garibaldi usado na Revolução Farroupilha. Idealizado pelo professor Antônio Carlos Rodrigues, 60 anos, de Camaquã, o veleiro (que também tem motor) preservou as características do original, fabricado no final século XIX, na Inglaterra. O barco é usado no projeto de educação ambiental com foco no cuidado com a água. Além disso, é uma viagem ao tempo, pois proporciona conhecer um pouco da história.

Voluntários

Quem quiser participar da ação Viva o Taquari Vivo, dia 25 de março, é só se inscrever. Os canais são: e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br, telefone (51) 3011-6900, site www.acilajeado.org.br, instagram @parceirosvoluntarioslajeado e facebook @parceirosvoluntarios.delajeado.9

Crédito: Divulgação


Animais I

Hoje é celebrado o Dia Nacional dos Animais. Minha saudação especial para as pessoas que se dedicam à causa. No Vale, temos ONGs que fazem um trabalho fundamental. Além de cuidar de cães abandonados, regatar os maltratados e intermediar adoções, contribuem com a saúde pública. A Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa), de Estrela, a Amando, Protegendo e Ajudando Muitos Animais (Apama), de Lajeado, e a ONG Os Salvadores, de Taquari, são exemplos de organizações sem fins lucrativos que fazem um trabalho importante e necessário.

Animais II

Está em vigor, desde 24 de fevereiro, a resolução normativa do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal que proíbe o uso de animais em pesquisa científica de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal.


Solar

Sistema de geração de energia fotovoltaica entrou em funcionamento na última quinta-feira na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A expectativa da presidente Graciela Ethel Black é ter redução de gastos a médio e longo prazo. Também destaca o caráter sustentável do sistema por não gerar qualquer tipo de ameaça ou intervenção no ambiente. Com a geração será possível instalar novos equipamentos e, inclusive, abastecer veículo elétrico que a entidade venha a adquirir.

Ao ar livre

No próximo domingo, 19 de março, ocorre a primeira edição do ano do Gramado Cultural, no entorno do Centro Cultural da Univates. Palco aberto, feira com artistas e artesãos locais e food trucks são algumas atrações. A atividade ocorre das 15h30min às 19h. Contatos: Núcleo de Cultura pelo (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail cultura@univates.br.


Guardiões

As inscrições para o projeto Guardiões Ambientais Mirins (GAM), organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Lajeado, foram prorrogadas até 31 de março. O projeto de educação ambiental é destinado a estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas de Lajeado (redes municipal, estadual e particular). Contato: 3982-1099 (WhatsApp).

Acompanhe
nossas
redes sociais