Madeira Sintética: A tecnologia criada no Vale que ganhou o Brasil

Produzido por Estúdio Alfa

Madeira Sintética: A tecnologia criada no Vale que ganhou o Brasil

Desenvolvida pela Ecovale, empresa de acabamentos para a construção civil localizada em Estrela, SuperWPC representa ganho técnico, estético e sustentável para todo o mercado

Apresentado por

Quando se pensa em mercados inovadores e soluções com potencial para impactar o Brasil, se imagina algo distante. Porém, às vezes, tudo isso está muito perto. É o caso da Ecovale, empresa de Estrela que desenvolve acabamentos para a construção civil. Afinal, a marca é a primeira do Brasil a trabalhar com Madeira Sintética de Alta Performance, o SuperWPC – desenvolvido exclusivamente pela própria empresa.

Segundo João Eggers, nome à frente da Ecovale, o material é um composto de PVC com carga vegetal, que pode ser farinha de pinus, casca de coco e também farinha de casca de arroz. No processo de desenvolvimento, é utilizado cerca de 15% de carga vegetal e o restante de resina de pvc e aditivos para processamento e garantia da qualidade do material. “É um material com um desempenho técnico muito bom e fácil de trabalhar. Para toda utilização temos uma vantagem diferente”, avalia. 

Além da eficiência técnica e estética, o SuperWPC é um material 100% reciclável. A madeira usada na composição do produto é oriunda de descarte e chega a empresa já processada em farinha. Mensalmente, a Ecovale produz cerca de 100km de perfil – as peças a serem utilizadas nos acabamentos internos, decks, revestimentos de fachada e portas. Destes, em torno de 5% se torna rejeito e tudo é triturado e reaproveitado na linha de produção.

“Nenhuma árvore é derrubada para fazer isso. A gente não gera resíduo. Hoje, no Brasil, não tem ninguém que faça esse tipo de produto”, analisa Eggers.

 

Uma jornada empreendedora

Concebida originalmente em 2013, a Ecovale nasceu como fabricante de forro de PVC. Contudo, desde o início a ideia de desenvolver um material sustentável estava no radar. Tanto é que em 2016 a empresa fez a migração do forro para os acabamentos internos e outros itens que compõem o portfólio. Essa jornada, porém, começou dois anos antes, quando foi iniciado o processo de criação e formulação do exclusivo SuperWPC. Isso representou um reinício para a empresa.

De acordo com Eggers, o negócio partiu de um ponto onde as vendas eram baixíssimas para, hoje, se tornarem um elemento arquitetônico que valoriza o ambiente e possui um valor agregado mais alto. “A expansão tem sido contínua. A projeção para 2023 é fechar o ano com um crescimento de 60%”, analisa.

O resultado prático disso é a ampliação do parque fabril. Projetado para ser concluído em abril, a primeira etapa vai agregar 800 metros quadrados ao espaço que já conta com 1.500 m². Além disso, a Ecovale está presente nos maiores home centers do Brasil.

 

Diferenciais do SuperWPC

* Os produtos são 100% resistentes à água, água salgada e cloro;

* A água não penetra, não incha e pode ser instalado na água sem que apodreça ou mofe;

* Resistente em relação a infestações de pragas, fungos, cupins, entre outras pragas;

* Ótima relação custo-benefício. Devido à composição possui manutenção muito baixa;

* É considerado um produto seguro, pois não propaga chamas.

* Permanentemente resistente a UV (não desbota);

* Não lasca e rasga (não há mais lascas);

* São produtos 100% recicláveis e sustentáveis;

* Nenhuma árvore é derrubada para fabricar os produtos. A carga vegetal é de descarte.

 

Ecovale

Endereço: RSC 453, n° 11.180, Km 50, Linha Geralda Estrela/RS

Telefone: (51) 3780-8888 / (51) 99530-2961

Redes Sociais: @ecovaleacabamentos

E-mail: ecovale@ecovale.ind.br

Site: www.ecovale.ind.br