Pela segunda vez consecutiva, a Dália Alimentos participou da Gulfood, reconhecida como a maior feira internacional do mercado Halal. A edição deste ano aconteceu em fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A cooperativa foi representada pelo vice-presidente Executivo e Gerente da Divisão Comercial Carnes e Derivados, Igor Estevan Weingartner, e pela supervisora de Exportação, Silvana Todeschini Gomes.
“As feiras internacionais fortalecem uma empresa e potencializam as relações comerciais já existentes. É o momento perfeito para mostrar a marca para outros clientes do mundo e buscar contatos e novos parceiros”, afirma Weingartner. Segundo ele, apesar de serem apenas cinco dias, o evento potencializa centenas de contatos, inclusive para o pós-feira. “É o lugar e hora certa para prospectar mercado.”
Foco da feira
O foco da Gulfood é a comercialização de frango e carne bovina. “Em se tratando da carne suína, o assunto é mais velado, devido ao fato de ser um país muçulmano. Porém, empresas que compram e vendem para outros destinos acabam nos contactando para fazer negócios ligados aos suínos”. Por isso, o principal motivo da feira é a aproximação com os clientes e buscar novos contatos”, enfatiza o vice-presidente Executivo.
Projeções em negócios
Neste ano, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) foram representadas no evento por 22 agroindústrias brasileiras do setor agroindustrial. Entre elas, a Dália Alimentos. O espaço destinado ao setor produtivo brasileiro teve um incremento de 20% no evento, que contou com uma infraestrutura superior a 450 metros quadrados.
A ABPA e a ApexBrasil contabiliza que o mercado islâmico gerou centenas de milhões de dólares em negócios de exportações para o Brasil. Para os próximos 12 meses, as entidades projetam mais de 750 milhões de dólares em negócios.
Dália e as exportações
No setor de avicultura, no ano passado, a Dália exportou 1,8 mil toneladas de cortes de frango para oito países da América, Europa, África e Ásia. Somente para os Emirados Árabes Unidos, a cooperativa exportou cerca de 288 toneladas em 2022.
Já na suinocultura, no mesmo período, a empresa superou 9,5 mil toneladas de cortes suínos comercializados para 16 países. Para o país da Península Arábica foram mais de 243 toneladas.
LEGENDA:
Vice-presidente Executivo, Igor Weingartner, e a supervisora de Exportação, Silvana Gomes, divulgaram trabalho da cooperativa no evento
crédito: divulgação