Encontro debate avanços e desafios nos direitos das mulheres do campo

ARROIO DO MEIO

Encontro debate avanços e desafios nos direitos das mulheres do campo

Evento regional incluiu palestras, reflexões e integração, com mais de 400 pessoas presentes no CTG Querência do Arroio do Meio.

Por

Encontro debate avanços e desafios nos direitos das mulheres do campo
Centenas de mulheres estiveram reunidas no CTG Querência do Arroio do Meio (Foto: Gabriel Santos)
Arroio do Meio

Palestras, reflexões, discussões e integração marcaram o Encontro Regional das Mulheres. A iniciativa realizada há mais de quatro décadas tem como objetivo informar, esclarecer e relembrar a trajetória de reivindicações do público feminino nos últimos anos.

Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, o evento foi organizado pelo Movimento das Trabalhadoras Rurais de Arroio do Meio com o apoio da Emater/RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Mais de 400 pessoas dos municípios de Travesseiro, Capitão e Pouso Novo participaram.

A agricultora de Forqueta, Marlene Grassi é integrante do movimento e uma das organizadoras do encontro. Segundo ela, a intenção inicial, passada a década de 80, com o regime militar, era de mostrar a força feminina na região. “Com isso, surgiu o movimento. Isso foi um marco e ao longo dos anos escolhemos o dia 8 para comemorar nossos direitos e refletir sobre o que ainda precisa ser feito”, destaca.

De acordo com a representante, a classe trabalhadora rural conquistou muito com direitos garantidos na Constituição Federal, o que em anos passados não ocorria. Neste ano, o encontro discutiu e reforçou a importância da mulher na sociedade atual desde a atuação profissional até a política de gênero. O tema foi tratado com a palestrante da Emater, Ana Cândida Barth.

A avaliação é que muitos direitos foram conquistados por meio da mobilização. “Nós tivemos que sair para a rua, e reivindicar tudo. Havia profissões que não eram re- conhecidas e nem o acesso à saúde básica era concedido”, afirma Marlene.

Antes do encontro, o Movimento organizou encontros preparatórios e de integração nos municípios. A programação, além da palestra, contou com almoço, atividade física com o educador Cristiano Silva e o grupo teatral Focie Acena. Em 2024, o encontro ocorrerá no município de Capitão. A ideia é descentralizar a programação nos municípios vizinhos de Arroio do Meio.

Acompanhe
nossas
redes sociais