Taquari solicita auxílio do governo federal para amenizar prejuízos da estiagem

SECA

Taquari solicita auxílio do governo federal para amenizar prejuízos da estiagem

Benefício é disponibilizado às cidades que tiveram decreto de situação de emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional

Taquari solicita auxílio do governo federal para amenizar prejuízos da estiagem
Valor será utilizado para abertura de micro-açudes, caminhão-pipa para abastecimento com água potável, cisterna e reservatórios (Foto: Divulgação)
Taquari

O município solicitou ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional recursos para amenizar os prejuízos causados pela estiagem. O benefício é concedido às cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional.

O decreto de situação de emergência pela estiagem foi assinado em 10 de janeiro. Para amenizar os prejuízos da falta de chuva, foi solicitado R$ 552 mil.

O valor deve ser aplicado na locação de escavadeira hidráulica para abertura de 100 micro-açudes, com capacidade para mil metros cúbicos cada; 100 horas de caminhão-pipa para abastecimento com água potável; 50 cisternas de 10 mil litros cada e 30 reservatórios de cinco mil litros cada.

Além dos prejuízos no campo, que atingem a produção agropecuária, a estiagem também afeta as necessidades básicas das famílias de agricultores de baixa renda. Por isso, foram solicitados recursos para a aquisição de 225 kits de alimentação. O pedido é inserido no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Conforme dados da equipe técnica da Emater-RS/Ascar as perdas chegam a 80% em algumas propriedades. A produção de feijão é a mais atingida, com 60% de perdas na área plantada no município. A lavoura de milho grão e silagem teve 45% de perdas.

A Administração Municipal tem atendido a comunidade com manutenção e ampliação de açudes, distribuição de água potável e está encaminhando projetos de instalação e ampliação de redes de abastecimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais