Taquari solicita auxílio do governo federal para amenizar prejuízos da estiagem

SECA

Taquari solicita auxílio do governo federal para amenizar prejuízos da estiagem

Benefício é disponibilizado às cidades que tiveram decreto de situação de emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional

Por

Atualizado segunda-feira,
06 de Março de 2023 às 08:42

Taquari solicita auxílio do governo federal para amenizar prejuízos da estiagem
Valor será utilizado para abertura de micro-açudes, caminhão-pipa para abastecimento com água potável, cisterna e reservatórios (Foto: Divulgação)
Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O município solicitou ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional recursos para amenizar os prejuízos causados pela estiagem. O benefício é concedido às cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional.

O decreto de situação de emergência pela estiagem foi assinado em 10 de janeiro. Para amenizar os prejuízos da falta de chuva, foi solicitado R$ 552 mil.

O valor deve ser aplicado na locação de escavadeira hidráulica para abertura de 100 micro-açudes, com capacidade para mil metros cúbicos cada; 100 horas de caminhão-pipa para abastecimento com água potável; 50 cisternas de 10 mil litros cada e 30 reservatórios de cinco mil litros cada.

Além dos prejuízos no campo, que atingem a produção agropecuária, a estiagem também afeta as necessidades básicas das famílias de agricultores de baixa renda. Por isso, foram solicitados recursos para a aquisição de 225 kits de alimentação. O pedido é inserido no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Conforme dados da equipe técnica da Emater-RS/Ascar as perdas chegam a 80% em algumas propriedades. A produção de feijão é a mais atingida, com 60% de perdas na área plantada no município. A lavoura de milho grão e silagem teve 45% de perdas.

A Administração Municipal tem atendido a comunidade com manutenção e ampliação de açudes, distribuição de água potável e está encaminhando projetos de instalação e ampliação de redes de abastecimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais