Zero desperdício de água

Produzido por Estúdio Alfa

Zero desperdício de água

O Grupo FASA, em Cruzeiro do Sul, retorna mais de 1 bilhão de litros de água por ano ao meio ambiente através do processo de fertirrigação áreas de eucaliptos e pastagem

Apresentado por

A Reciclagem Animal é um nicho fundamental no agronegócio brasileiro e essencial para o desenvolvimento de uma cultura sustentável no país. Por isso, o trabalho realizado pelo Grupo FASA, que atua na transformação de matéria crua em proteínas, gorduras e minerais para diversos fins, é tão necessário para o Vale do Taquari. Entre eles, destaca-se a reutilização da água para fertirrigação em dois tipos de cultura: de floresta e de pastagem.

Segundo Freddy Kaufmann, Engenheiro Ambiental do Grupo FASA, em áreas de floresta, utiliza-se o eucalipto para absorção dos nutrientes. A iniciativa de reflorestamento acontece desde 2009, quando foram plantadas cerca de 300 mil mudas em uma área de nove hectares. “No caso do eucalipto, o plantio é realizado no início da atividade e ele segue crescendo até o momento que se decida fazer o seu corte”, explica.

Enquanto isso, em áreas de pastagem, utiliza-se a braquiária ou o tifton. Nestes casos, os cortes são frequentes, mas dependem da época do ano em função do clima. Freddy lembra que seu corte gera o feno, que pode ser utilizado na alimentação animal.

Reutilização da água

Para viabilizar a fertirrigação, o Grupo FASA destina toda água gerada no processo produtivo, limpezas de veículos e higienizações para tratamento em uma Estação de Tratamento de Efluentes. Este tratamento acontece de maneira biológica, por meio de microrganismos adaptados que degradam e convertem a matéria orgânica presente no efluente.

“Ao final do processo, utiliza-se esta água tratada para aplicação nas áreas de fertirrigação,  onde os nutrientes ainda presentes no meio líquido são reaproveitados pela cultura agrícola”, explica Freddy.

Como a fertirrigação funciona?

Em áreas de floresta de eucaliptos, a fertirrigação é realizada por meio de aspersores de irrigação convencionais. Já nas áreas de pastagens acontece por meio de aspersores do tipo mini canhões e sistema hidro roll com carretéis.

 

Por que a reciclagem animal é importante?

 

– Hoje, no Brasil, são abatidas cerca de 85 milhões de cabeças de bovinos, caprinos, ovinos e suínos;

– Enquanto isso, de frangos e perus são 5,9 bilhões de cabeças;

– Deste total, 34% não chega ao consumidor e segue direto para a reciclagem;

– A carcaça de uma vaca, em média, libera 1,2 tonelada de gás carbono na atmosfera;

– Este montante equivale a 6.025.557 carros em circulação;

– Com a reciclagem, esses resíduos são transformados em fonte de matéria prima segura para utilização em outras cadeias;

– Assim, a reciclagem animal retira da natureza nutrientes como carbono, nitrogênio e fósforo, que em excesso contaminam o meio ambiente.

 

Grupo FASA

Conheça mais:

QR CODE

(www.fasa.ind.br)

Facebook: @grupofasaind

Instagram: @grupofasa

Linkedin: grupofasa

Rua João Eckert, 1000

São Rafael – Cruzeiro do Sul

(51) 3714-9800