Aperta o limão onde sai suco

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Aperta o limão onde sai suco

A frase é uma reminiscência da minha avó, que mesmo sem conhecer nada da tal Excelência de Pareto tinha a vivência pessoal, sempre valiosa.

Oitenta por cento do suco sai de 20 por cento do limão, o resto é casca e bagaço, mas vem e vai junto. Tipo receitas no mix de produtos ou serviços de empresas.

Por outro lado, o avô dizia: quando as melhorias emparelharem com as ¨piorías¨ as coisas vão começar a engrenar. Tipo um tal de Ponto de Equilíbrio entre receitas e despesas, fixas e variáveis.

Vai subir ou descer o morro com chuva? Não levante o pé de trás antes que o da frente não esteja bem firme no chão, um pé depois do outro. Tipo uso do capital de giro.

Vai se aventurar a tomar banho no arroio? Não deixe a água ficar acima do umbigo! Pra não perder a tração. Tipo capital próprio e financiamentos.

Tem várias outras passagens pra lembrar, como a recomendação de não focar a economia da cozinha nos palitos de fósforo e vou me limitar a isso por enquanto, sem extrapolar para outros campos. Mas acho que nas suas simplicidades entendiam um monte de administração.

Passo de Torrres

O rompimento de um dos cabos de sustentação da passarela sobre o rio Mampituba, entre Torres e Passo de Torres, quase vira tragédia.

É bom conferir as condições das pinguelas que existem por aí, que em épocas de férias de verão costumam ser mais utilizadas.

Por precaução, vale afixar placas nas duas pontas: limite recomendado de pessoas e o alerta de proibição de balançar em cima delas.

 

Politicamente incorretas

As divertidas marchinhas carnavalescas tradicionais sumiram de circulação. Quem quiser relembrar tem que caçar nos confins do iubitúbi.

Até algum tempo atrás sempre surgiam duas ou três novas a cada ano, que caiam no agrado do público e se agregavam ao estoque musical já existente. O Programa do Chacrinha era o campeão nacional em lançamento de novas marchinhas carnavalescas.

Como todos facilmente decoravam as letras simples, bastava o animador começar a cantar e logo o salão inteiro se enfezava, saracoteando na pista e cantando junto, em meio a muitos confetes e serpentinas.

Observando as letras imagino que nos últimos tempos também entraram na quota do politicamente incorreto.

Charging bull

Boa sacada do pessoal da Churrascaria Paradouro Cristo, em Encantado: instalaram uma escultura que imita a do famoso touro de Wall Street, implantada em frente à Bolsa de Valores de Nova Iorque.

A original é conhecida por lá como Charging Bull, tipo assim um touro em posição de investir. Virou um marco turístico da cidade, muitos turistas vão ao local para dar uns apertos no bicho, que segundo o folclore gera sorte e fortuna.

Tem três alternativas: agarrar os chifres, coçar o focinho ou acariciar os testículos. Reza a lenda que a terceira é a mais eficiente.

Por via das dúvidas eu fiz as três.

Acompanhe
nossas
redes sociais