PRF Lajeado encerra Operação Carnaval sem acidente grave 

TRÂNSITO

PRF Lajeado encerra Operação Carnaval sem acidente grave 

Número de acidentes e feridos reduziu 75%

Por

PRF Lajeado encerra Operação Carnaval sem acidente grave 
Foto: PRF
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Polícia Rodoviária Federal encerrou nesta quarta-feira, 22, as ações de fiscalização e de educação para o trânsito da Operação Carnaval 2023, as quais tiveram início na sexta-feira, 17. Nenhum acidente grave foi registrado no trecho da Delegacia da PRF em Lajeado durante o feriadão.

Conforme o previsto, na saída para o feriadão o fluxo de veículos foi mais intenso na sexta-feira à noite e no sábado pela manhã. Já no retorno do feriado, o aumento no fluxo foi maior a partir da metade da tarde de terça-feira e, ainda, na quarta pela manhã.

A PRF contou com reforço no efetivo e intensificação das fiscalizações, com foco nas ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, falta do uso do cinto de segurança, embriaguez ao volante e uso do celular, infrações que são as principais causas de acidentes no trânsito, ou que tendem a aumentar a gravidade desses acidentes. As ações de educação para o trânsito também tiveram destaque, com abordagens educativas a condutores de todos os tipos de veículos.

Com a fiscalização de trânsito focada nas condutas que geram maior risco de letalidade, os Policiais Rodoviários Federais cumpriram sua missão no combate à violência no trânsito. Diversas ações focadas nos locais com maior índice de acidentalidade foram realizadas, resultando na redução do número de acidentes, de doze em 2022, para três em 2023.

Nesses acidentes, 16 pessoas restaram lesionadas no mesmo período do ano passado, enquanto neste ano foram quatro pessoas com lesões, nenhuma delas grave, ou seja, redução de 75% em ambos indicadores. A exemplo do Carnaval de 2022, nenhuma morte ocorreu em decorrência de acidente de trânsito no trecho de competência da Delegacia da PRF em Lajeado em 2023.

Durante os seis dias de operação, houve a fiscalização a 1024 veículos e 1236 pessoas. O teste de etilômetro foi realizado em 464 motoristas (19 a mais que no ano anterior), dentre os quais 21 foram autuados por estarem dirigindo sob a influência de álcool. A fiscalização com o radar também foi acentuada, ocorrendo o registro de 411 imagens de veículos acima da velocidade máxima permitida. No sábado, dia 18, em Montenegro, o condutor de uma motocicleta foi flagrado trafegando a 174 km/h, em local onde a velocidade máxima permitida é 100 km/h.

Acompanhe
nossas
redes sociais