Conquistar novos espaços no mercado e ampliar a produção de embutidos e cozidos fazem parte do planejamento estratégico da Dália Alimentos para 2023. O novo posicionamento fez com que a cooperativa lançasse, recentemente, a linguiça de frango, que em breve estará disponível para comercialização no estado. “O objetivo principal desse movimento é a redução de ofertas de carnes (cortes) in-natura para o mercado, ou seja, em vez de ser vendida na forma de cortes, a carne de suíno, por exemplo, vira matéria-prima para a produção de embutidos e cozidos”, explica o vice-presidente executivo e gerente da Divisão Comercial Carnes e Derivados, Igor Estevan Weingartner.
Ele detalha que o lançamento de novos produtos é uma das estratégias de marketing para conquistar espaço no mercado e ampliar visibilidade da Dália. Além disso, pretende-se aumentar o volume de comercialização dos produtos da empresa. “Um cliente que já compra a linguiça de carne suína para o seu churrasco agora poderá consumir a linguiça de frango”, exemplifica.
A inserção de novos produtos no catálogo Dália, acrescenta o vice-presidente executivo, aumenta as chances de obter êxito em vendas e iniciar grandes parcerias. “A ideia de ampliação de mix é alavancar as vendas, ganhar visibilidade e espaço no mercado, utilizando os canais de venda já estabelecidos.”
Primeiro destino
A comercialização de linguiça de frango teve, como primeiro destino, o norte e nordeste do Brasil. “Nessas regiões há uma grande tradição de comercialização de linguiças em embalagens de 5 quilos e, por isso, é também um mercado que tem mais tradição de consumo”, indica Weingartner. Já os gaúchos possuem o hábito de consumir linguiças com base em carne de suíno e rês, sendo que a linguiça de frango “não é tão tradicional por aqui”.
No entanto, nas próximas semanas, esse novo produto estará disponível no Vale do Taquari em uma embalagem de 800 gramas. “O consumidor poderá levar para casa e provar essas pequenas porções. Convidamos a todos para provarem esse delicioso salsichão de frango, que leva a marca e qualidade Dália.”
Desafios
O vice-presidente executivo reforça que existem desafios em relação à produção e inserção no mercado. “A introdução de novos produtos aumenta a complexidade de fabricação na indústria, pois são novos processos fabris e isso compreende novas máquinas, inclusive, a ampliação dos itens de almoxarifado. Além disso, é imprescindível uma ampla pesquisa de mercado”, salienta.
Seguros no mercado
Weingartner afirma ainda que, com o mix de produtos, a empresa busca por rentabilidade, mas é necessário trabalhar de forma coerente. “Tudo deve ser bem planejado. Queremos estar seguros para não investirmos recursos em projetos com alta taxa de risco”, ressalta.
LEGENDAS:
Embutido já está sendo vendido para consumidores do norte e nordeste
crédito: Kástenes R. Casali/divulgação