COMEÇOU O ANO no GA Expectativa e acolhimento marcam retorno às aulas em 2023

Produzido por Estúdio Alfa

COMEÇOU O ANO no GA Expectativa e acolhimento marcam retorno às aulas em 2023

Ano letivo iniciou no dia 13 de fevereiro e já contou com cenas emocionantes: tanto para quem ingressou no colégio quanto para quem vai deixá-lo no fim do ano

Apresentado por

O primeiro dia de aula do ano letivo do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, o GA, aconteceu na segunda-feira (13) e, como já é tradição, envolveu empolgação, emoção e nervosismo. Exemplo disso é o caso do pequeno Augusto, de cinco anos, que ingressou no Nível 3 da Educação Infantil na Unidade Colégio Sinodal Gustavo Adolfo. Em meio ao movimento de alunos, era possível ver o menino escondido atrás do pai antes de entrar na sala de aula.

Segundo Samuel Augusto Reinheimer, pai do menino, Augusto estava ansioso pelo retorno ao GA depois de ter vivenciado sua primeira experiência no colégio durante a Colônia de Férias, em janeiro. Enquanto isso, a pequena Maria Clara de Amorim, de sete anos, não escondia a empolgação enquanto procurava sua nova sala de aula ao lado dos pais, Janaína e Sidnei de Amorim.

De acordo com a mãe, a menina não conseguiu dormir direito de tão animada que estava para seu primeiro dia na nova escola. “Como é o primeiro ano dela aqui, a gente teve uma conversa e uma preparação intensa. Escolhemos a instituição para dar a ela uma base desde pequena”, explica Janaína.

Segundo a orientadora pedagógica Angélica Bauer, o GA busca conhecer a história de cada novo aluno para acolhê-lo da melhor forma possível. Tanto é que na primeira semana, a principal preocupação é observar se o aluno está bem. “Se ele está feliz, a aprendizagem vai acontecer. Hoje a preocupação é acolher o estudante”, avalia.

 

Novo Ensino Médio

Neste ano, o Ensino Médio Gustavo Adolfo – Campus Univates ganha o primeiro e segundo ano no formato do Novo Ensino Médio. Aluna do GA desde a Educação Infantil, Sofia dos Santos, que vai para o 1º ano, conta que a expectativa é grande pelo ambiente universitário e pelas novas experiências. “As aulas são diferentes, o formato também. As matérias diminuíram. Isso é importante porque na vida a gente não tem as coisas divididas desta forma”, projeta a aluna.

De acordo com Mara Betina Forneck, coordenadora pedagógica dos anos finais, o GA proporcionou uma imersão aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em 2022 a fim de conhecerem o novo modelo. Já os que ingressaram no colégio em 2023, foi realizada uma entrevista para conhecer mais sobre o histórico familiar e escolar. “Durante essa semana vai ter um momento de conversa sobre adaptação e fortalecimento de vínculos”. 

 

Trote do Terceirão

Na volta às aulas do Ensino Médio, o 3° ano recebeu uma recepção especial: o Trote do Terceirão. No caso, os alunos formados em 2022 voltaram para aplicar pinturas no rosto e nos braços dos atuais formandos. O evento já é tradicional e marca o ano repleto de expectativas. Quem atesta isso é Eduardo Bersch, presidente do Grêmio Estudantil e formando:

 

– É uma mistura de ansiedade, realização e receio do que vem pela frente. Esse ano a gente tem que descobrir o que quer para a vida. 

 

Acompanhe o GA nas redes sociais:

@gustavoadolfolajeado