Municipalização (e lucros) da Barragem

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Municipalização (e lucros) da Barragem

Por

O governo de Bom Retiro do Sul se movimenta para aproveitar melhor a estrutura da eclusa. Construída na década de 70, a megaestrutura foi um verdadeiro – e literal – divisor de águas naquele histórico município do Vale do Taquari. Desde a fundação do complexo, a sociedade local escuta falar na possibilidade de geração de energia.

E o que era um sonho daquela comunidade se transformou em uma importante realidade regional, com o recente anúncio de uma imponente hidrelétrica da Certel. Sonho conquistado, o debate agora é sobre o rateio dos tributos gerados pelo novo empreendimento. Afinal, a usina será construída na outra margem do Rio Taquari, em Cruzeiro do Sul.

Prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto pretende conversar com o chefe do Executivo de Cruzeiro do Sul, João Dullius. Em pauta, a possível divisão dos tributos que futuramente serão pagos pela cooperativa ao município-sede da hidrelétrica. Segundo Busatto, tal divisão já ocorre em outras hidrelétricas instaladas Brasil afora, e até mesmo nas proximidades.

Para o gestor público, que por anos lutou pela transformação do espaço em uma usina de geração de energia – assim como outros agentes públicos –, o rateio dos recursos é uma justiça histórica com a cidade que sempre cuidou e preservou aquele espaço. E além dos prefeitos municipais, o debate também já foi levado à própria diretoria da Certel.

Além do debate com a cidade vizinha e com a cooperativa, Busatto também estuda a possibilidade da administração municipal assumir a gestão da eclusa do Rio Taquari. Hoje, além de diversos cuidados com o acesso principal do complexo, o poder público municipal também disponibiliza servidores e horas de serviço para manter a segurança do local.

Especialmente em função do uso da estrutura para eventos turísticos, ou mesmo para a contemplação por parte de visitantes e moradores. Este debate, sobre uma espécie de “municipalização” da barragem, ainda é muito incipiente. Mas são movimentos que demonstram um olhar diferenciado para um dos mais icônicos pontos do surpreendente Vale do Taquari.


Rescaldos da enxurrada

A chuvarada de terça-feira assustou moradores de diversas cidades do Vale do Taquari. Em Lajeado, o susto foi grande no bairro Hidráulica, entre a Av. Décio Martins Costa e as margens da BR-386, especialmente.

Para muitos moradores, o acúmulo de água no Arroio do Engenho ultrapassou a linha da normalidade. E as causas ainda devem ser apuradas pelo poder público. A comunidade precisa de uma resposta. Afinal, o susto foi só fruto de uma precipitação muito acima da média, ou alguma intervenção urbana recente interferiu no resultado?


Praça Darci Corbellini

Os vereadores de Lajeado Sérgio Kniphoff (PT), Ederson Spohr (MDB), Carlos Ranzi (MDB) e Márcio Dal Cin (PSDB) apresentaram projeto de lei para denominar de Praça Darci Corbellini a área verde localizada no “quadrante formado pela rua Coelho Neto, Av. Piraí, Av. Alberto Pasqualini e rua Maurício Cardoso”, no bairro São Cristóvão. A justa proposta de homenagem ao ex-prefeito de Lajeado, ex-vereador, e ex-suplente de deputado estadual foi protocolada na terça-feira. E o ponto escolhido fica muito próximo à recém-nomeada Praça da Lyall.


Artus recebe comitiva local

Na Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Airton Artus (PDT) recebeu no gabinete a visita de uma comitiva de Venâncio Aires. Estavam presentes o presidente da câmara de vereadores, Gerson Ruppenthal, o vereador e líder da bancada do PDT, Cesar Garcia, e assessores dos respectivos  parlamentares.

No encontro, encaminharam demandas e reivindicações da comunidade. Ainda nessa quinta-feira, Artus também se reuniu com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Em pauta, a UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires. Eles combinaram uma visita técnica ao local no mês de março


TIRO CURTO

• O clima na Languiru é tenso. As recentes (ou nem tão recentes assim) divulgações de boatos ou informações distorcidas e incompletas geram uma instabilidade desnecessária em um momento de extrema dificuldade para todas as cooperativas que trabalham a proteína animal.

• Ontem pela manhã, a Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), formada por 37 agentes públicos, se reuniu para nova eleição. Secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes foi reeleita e segue à frente da entidade para o biênio 2023/2024. Ela também responde pela coordenação regional da área junto à Associação dos Municípios do Vale do Taquari, a nossa estimada Amvat.

• Vereador em Lajeado, Carlos Ranzi (MDB) cobra providências acerca de pichações de cunho político na cidade. Faz alguns dias, publiquei uma foto da fachada do prédio do INSS, com a inscrição “Bolsolixo”. Mas há pichações para todos os gostos e ideologias.

• O nome do futuro secretário de Planejamento de Lajeado é um mistério. Giancarlo Bervian deixa a pasta em abril. Mariela Portz e Isidoro Fornari já foram citados nos bastidores, com mais ênfase para a segunda opção. Marcelo Caumo nega ambas as possibilidades. Alguns nomes ligados à iniciativa privada – e com importante conhecimento na área – também foram lembrados por agentes públicos. Entre eles, Michel Reis Eberhart. Seria uma forma de dar sequência ao trabalho técnico de Bervian. Mas o fato é que não há nada acertado e o prefeito está distante de uma decisão final.


Acompanhe
nossas
redes sociais