Vamos falar um pouco dos “50 mais”

Opinião

Marcos Minoru Otsuka

Marcos Minoru Otsuka

Professor e treinador da Adesva

Vamos falar um pouco dos “50 mais”

Por

A prática de atividade física para idosos está cada vez mais presente no dia a dia. As perspectivas de aumento dessa população e a preocupação com a qualidade de vida estão cada vez maiores. Com a expectativa de vida aumentando, a qualidade nesta fase da vida se torna um item primordial. Conseguir realizar tarefas em casa já não é mais um desafio, e muitos estão procurando outras formas de diversão. Temos visto grande parte desta população se aventurando em viagens, mas será que isso é um desafio?

Vamos imaginar o seguinte: um casal está procurando uma viagem até o Japão, e aí começa a grande aventura. O casal chega até ao aeroporto de Porto Alegre com mais de uma hora de antecedência, embarca para o voo até São Paulo e o voo tem a duração de uma hora e vinte minutos, chegando lá eles precisam aguardar o próximo voo que é internacional para a Alemanha e precisam estar no salão de embarque com pelo menos duas horas de antecedência.

O voo de São Paulo até a Alemanha dura mais ou menos onze horas. Chegando na Alemanha eles fazem uma conexão de mais oito horas até o próximo voo que vai até a China, mas eles não perdem estas horas em vão, o casal parte para um rápido passeio na Alemanha até o próximo voo. Passeio foi rápido e o momento para a China chegou, lá se vão mais onze horas.

Chegando na China fazem mais uma conexão de 5 horas até o Japão, mas lá o casal não está confortável para sair do aeroporto até porque toda a entrada e saída em países estrangeiros é uma grande burocracia. Então eles decidem ficar dentro do aeroporto e aguardar essas cinco horas. Até que enfim chegou o grande momento, o último trecho de sua viagem, a ida para o Japão. Neste momento o voo é um pouco mais rápido, dura apenas quatro horas e meia e assim chegam ao destino final.

Olha essa situação hipotética, o casal só para sair do Brasil e chegar até o Japão fez uma viagem de mais de quarenta horas, e assim pergunto novamente: será que eles precisam de um mínimo preparo físico para enfrentar isso? É, acho que a resposta é clara: sim. Manter o corpo ativo e em movimento é uma das melhores formas de aproveitar e viver a vida. Praticar exercícios é essencial para fortalecer todo o sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças crônicas e também manter a mente saudável.

A prática de atividades físicas para os “50 mais” retarda os impactos inevitáveis do tempo, principalmente o enfraquecimento dos músculos. Então, deixo essa pequena historia para vocês, que são “50 mais”, para procurarem um estabelecimento que consiga atender com qualidade as demandas físicas de seu corpo, para que, em uma próxima viagem ou um próximo desafio, vocês possam conseguir realizar com êxito e assim desfrutar dos momentos bons dessa vida.

Acompanhe
nossas
redes sociais