64 anos de Arvorezinha

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

64 anos de Arvorezinha

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A colonização do território começou com os imigrantes italianos e portugueses, vindos da Serra Gaúcha, no início do século XX. Foi por volta de 1911 que foi construída a primeira capela em homenagem a São João Batista, que é, até hoje, o padroeiro de Arvorezinha.

Em 1922, a localidade se tornou distrito do então recém criado município de Encantado (emancipado de Lajeado em 1915). Naquela época, a comunidade era conhecida como Figueira ou Alto da Figueira. A origem do nome teria relação com o primeiro morador de Arvorezinha, Lino Figueira.

Mas foi em 1938 que a atual nomenclatura foi instituída. Ao lado da principal igreja da comunidade, havia uma pequena árvore de figueira, uma “arvorezinha”. Naquele ano, a localidade foi elevada à categoria de vila e, a partir dali, o movimento emancipacionista ganhou força.

Em 1940, foi criado o Instituto Estadual de Educação Felipe Roman Ross, em seguida, foi erguida a atual Igreja Matriz de São João Batista. A energia elétrica só chegou em 1947 e o Hospital São João Batista foi inaugurado em 1953. Com os avanços, em 16 de fevereiro de 1959, Arvorezinha se tornou independente. A pequena figueira, ao lado da Igreja Matriz da cidade, apodreceu com o tempo, mas das suas raízes brotou uma nova árvore que, ainda hoje, continua em pé, como parte viva da história.

Desfile de 7 de Setembro, na Rua Barão do Triunfo, ano desconhecido. Na foto, é possível ver, na esquina, o Comercial Arvorezinha Ltda, de propriedade da família Bertol. A antiga prefeitura municipal está ao centro, seguida pelo Hotel Radaelli, em madeira. Em 1963, esse antigo hotel foi adquirido para o funcionamento do Esporte Clube São Luiz. Crédito: Reprodução


A rua Barão do Rio Branco, na década de 1940

 

A Igreja São João Batista, de 1942


HÁ 20 ANOS

Protesto na câmara de vereadores

Vinte anos atrás, a sessão da câmara de Estrela era suspensa devido a um protesto contra as atividades do Legislativo. O cidadão Paulo Quevedo usava um nariz de palhaço e uma camiseta com os dizeres “Sou um contribuinte estrelense e estou me sentindo assim”. A sessão só continuou depois de Quevedo guardar o nariz de palhaço.


Enquanto isso…
O maior protesto global da história – Cerca de 5 milhões de pessoas foram às ruas em mais de 60 países diferentes. Eram protestos contra a iminente ação militar dos Estados Unidos no Iraque. As manifestações foram organizadas pela internet e tiveram mais apoiadores na Espanha, Itália e Reino Unido. Aqui no Brasil, 8 mil pessoas participaram dos protestos.

Acompanhe
nossas
redes sociais