Toyotec nasceu a partir da parceria desenvolvida no ambiente de trabalho

Lajeado Empreendedora

Toyotec nasceu a partir da parceria desenvolvida no ambiente de trabalho

Inaugurada em 2019, oficina especializada em assistência de veículos Toyota foi idealizada por sócios que eram colegas de trabalho em outra empresa da área

Por

Atualizado sexta-feira,
10 de Fevereiro de 2023 às 09:26

Toyotec nasceu a partir da parceria desenvolvida no ambiente de trabalho
Geovani Hagemann era gestor de Jairo Kronbauer antes de iniciarem o negócio próprio. (Foto: J. J. Silva)

Empreender é uma iniciativa individual. Porém, para alcançar resultados é fundamental o trabalho em equipe. Ainda mais se essa ideia estiver por trás da concepção de um negócio. Essa é a essência da Toyotec, oficina especializada em assistência de veículos Toyota, criada em 2019 pelos sócios e amigos Geovani Hagemann e Jairo Kronbauer. Afinal, tudo nasceu a partir da ideia de um dia trabalharem juntos.

Natural de Estrela, Geovani iniciou no setor automotivo em 1984. A princípio, como responsável por emitir notas fiscais aos clientes até chegar à oficina. Mais tarde, ingressou na Motolândia Toyota, onde atuou por muitos anos, como chefe de oficina. Foi lá que conheceu Jairo, então com 20 anos, no ano de 2011.

“Eu entrei trabalhando no escritório. Depois de uns três meses fui para a oficina, onde conheci o Geovani. Ele foi muito importante, quase um paizão. Entrei de paraquedas sem saber muito como funcionavam os processos. Foi difícil. O Geovani me conduziu, assim como muitos outros”, recorda Jairo.

A parceria foi tão autêntica que em 2013 ambos saíram juntos do emprego para iniciarem em outra oficina de Lajeado. Com cerca de 50 anos, Geovani compreendia que estava chegando no limite de sua carreira como colaborador. Conhecedor do mercado e consciente do potencial de crescimento, ele concluiu que era hora de arriscar e construir algo para si. Contudo, sabia que precisava de ajuda. Por isso, não demorou para convidar Jairo ao desafio de empreender.

“A gente via que havia um campo enorme fora daquela rotina de trabalho. Tem muito Toyota na nossa região. Ainda assim, no início foi bem assustador. Porém, logo sentimos que seria uma questão de tempo para fazer a engrenagem rodar. O mercado de Lajeado é espetacular, sempre em crescimento”, conta Geovani.

Enquanto isso, Jairo lembra que ao receber o convite sentiu um frio na barriga. Estável no emprego e com um bom salário, sabia que teria de desbravar um novo campo: o de liderar um negócio. “Era o que sempre sonhei desde criança: ter uma oficina. Aceitei na hora. Iniciamos em maio de 2019, encaramos uma pandemia, vencemos isso e hoje conseguimos crescer”, analisa.

Estabelecidos no bairro Floresta, na Rua Walmir Henrique Johan, a empresa inaugurou a nova sede em fevereiro de 2022, três anos depois de iniciar a operação. Os números são ótimos para o negócio, mas também para a localidade. “Nós fomos a quinta ou sexta empresa a vir para cá. Não havia metade dos pavilhões que existem hoje. Temos certeza que estamos contribuindo também com o desenvolvimento da região”, conclui Jairo, protagonista ao lado de Geovani de uma jornada empreendedora construída em equipe.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais