Há 20 anos, polêmica em Muçum

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, polêmica em Muçum

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vinte anos atrás, o asfaltamento das ruas centrais da cidade causava discussão em Muçum. O projeto inicial estava orçado em R$ 800 mil e seria custeado pelo Governo Federal. Entretanto, com o atraso e a diminuição do valor dos repasses, a obra aumentou de custo. Por isso, conforme noticiava o Jornal O Informativo, a administração municipal de Muçum passou a cobrar da comunidade um valor para auxiliar na obra.

O projeto contemplava o asfalto e o calçamento de diversas ruas, como a Borges de Medeiros, Barão do Rio Branco, Pinheiro Machado e Júlio de Castilhos. Na época, o governo municipal exigiu o pagamento de uma taxa de R$ 300 por cada proprietário de imóvel nas ruas beneficiadas. Isso gerou discussão na comunidade. A medida era legal perante a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas enfrentava críticas por aplicar o mesmo valor de taxa a imóveis de tamanhos diferentes.

Máquinas trabalhando no asfalto em Muçum. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Marcel Stürmer nos EUA

Há 20 anos, o patinador lajeadense Marcel Stürmer estava nos Estados Unidos em treinamento. Além disso, participava de competições de patinação. Na Rollercade Championship de 2003, realizada na cidade de San Antonio, no Texas, Stürmer ficou em 1º lugar entre mais de 50 competidores. Na época, a conquista era significativa já que grande parte dos outros patinadores já tinha medalhas em mundiais.

Marcel na cidade de San Antonio, acompanhado por amigos, conforme notícia do Jornal O Informativo. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Pensão militar – Há 20 anos, o Governo Federal estudava reformas no sistema previdenciário dos militares. Uma das medidas seria cortar a pensão vitalícia das filhas solteiras de militares da ativa ou reserva. Em 2001, uma mudança na lei aprovou isso, mas apenas para dependentes de militares que entrassem na carreira depois da medida. Em 2003, a ideia era manter a pensão apenas para filhas de militares mortos.


Acompanhe
nossas
redes sociais