Novas paradas serão concluídas  na próxima semana

LAJEADO

Novas paradas serão concluídas na próxima semana

Empresa responsável pela instalação das estruturas acelera trabalhos para entregá-las ainda em fevereiro à comunidade. Outros pontos também devem ganhar abrigos modernos

Por

Novas paradas serão concluídas  na próxima semana
Estrutura construída próximo à antiga sede da Unimed terá capacidade para até 30 usuários. Crédito: Mateus Souza
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Até a próxima semana, o governo municipal vai concluir a construção das duas novas “superparadas” de ônibus no Centro da cidade. A montagem das estruturas, localizadas na avenida Benjamin Constant e na rua Carlos Von Koseritz avançou nos últimos dias. A entrega à comunidade deve ocorrer ainda em fevereiro.

Com estrutura diferenciada, os novos abrigos vão proporcionar maior conforto aos usuários do transporte coletivo, além de estarem de acordo com as normas de acessibilidade. As estruturas metálicas se assemelham às paradas construídas na rua João Abott, nas imediações do Parque dos Dick, e em outro trecho da Benjamin, em frente a Padaria Suíça.

Ontem, funcionários da empresa terceirizada responsável pela implantação dos abrigos trabalhavam no acabamento da estrutura, o que deve ser finalizado em breve. “O material está quase todo lá. Faltam ainda os bancos. Nos próximos dias, estará tudo montado”, garante o secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Giancarlo Bervian.

As superparadas terão capacidade para até 30 pessoas sentadas. Contam com vidro laminado com proteção contra o calor, além de película de proteção ultravioleta. Também são equipadas com luminárias de LED, com sistema de energia com placas solares. No futuro, terão sistema de climatização.

Fim de gargalo

A nova parada da Benjamin Constant resolve um gargalo na mobilidade urbana do Centro da cidade, criado a partir da desativação do antigo abrigo localizado em frente ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Desde julho de 2021, os usuários ficavam na esquina com a travessa Pedro Kreutz, em um ponto sem a estrutura adequada, como cobertura e bancos.

O local foi escolhido pelo Executivo no segundo semestre do ano passado por conta das sucessivas negociações com estabelecimentos que funcionam às margens da avenida e negaram a solicitação para instalação. As obras iniciaram no fim de novembro. O caso também é acompanhado de perto pelo Ministério Público, que abriu expediente em abril do ano passado, após reclamações de vereadores. No dia 25 de janeiro, o promotor Sérgio Diefenbach informou no processo que uma nova verificação será feita em um mês.

Mais abrigos

Mais superparadas estão nos planos do governo de Lajeado em pontos estratégicos. Os projetos ainda estão em desenvolvimento e devem ser apresentados em breve pelo Executivo. Elas estão no mesmo contrato assinado ano passado.

Conforme apurado pela reportagem, duas delas também serão construídas na avenida Benjamin Constant: uma nas imediações do antigo prédio da Acvat – adquirido recentemente pelo município – e outra em substituição a um abrigo existente nas proximidades de uma loja de móveis.

Acompanhe
nossas
redes sociais