Há 126 anos o Colégio Madre Bárbara forma líderes e contribui com Lajeado

Lajeado Empreendedora

Há 126 anos o Colégio Madre Bárbara forma líderes e contribui com Lajeado

Ligada com a história da cidade, instituição colaborou diretamente com o desenvolvimento de toda a região

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Fevereiro de 2023 às 16:01

Há 126 anos o Colégio Madre Bárbara forma líderes e contribui com Lajeado
Diretora há 14 anos, Maria Elena Jaques se formou professora na própria instituição. (FOTO: J. J. Silva)

Lajeado é uma cidade empreendedora. Esse rótulo é uma constatação empírica de uma cultura desenvolvida na região por meio, entre outras coisas, da educação. E um dos pilares desse processo é o Colégio Madre Bárbara, inaugurado em janeiro de 1897, por sete irmãs da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Além de fazer parte da história do próprio município, a instituição formou diversos líderes da região – inclusive a própria diretora, Maria Elena Jaques.

Suas aulas iniciaram no dia 8 de fevereiro do mesmo ano, com 140 alunos matriculados na então Escola Sant ‘Ana. Neste primeiro momento, a faixa etária das crianças correspondia ao que hoje é considerado séries iniciais. Dirigido originalmente pela Irmã Maria Clementina Jaeger, o colégio cresceu voltado às meninas, enquanto os meninos eram atendidos pelo Colégio São José – Maristas. Um marco histórico aconteceu em 1941, com a criação do Curso Complementar para formar professores – transformado em Curso Normal a partir do ano de 1943.

“O Colégio Madre Bárbara foi a primeira escola com Curso Normal no interior do Estado. Na sua história, o Colégio já formou mais de 1.900 professores. Neste contexto, o nome da instituição foi trocado de Escola Sant’Ana para Escola Normal Madre Bárbara”, lembra Maria Elena. Além disso, na década de 1970, foi criado o Curso Técnico de Enfermagem, que durou cerca de dez anos e formou mais de 250 enfermeiros. Já no início dos anos 1980, os meninos passaram a frequentar a escola.

As formações apresentadas pelo Colégio Madre Bárbara também foram essenciais para a própria atual diretora da instituição. Afinal, foi onde realizou o Curso Normal que a tornou professora. “Sempre tive paixão em ser professora e pelas coisas pequenas que se tornam tão grandes com experiências que trocamos”, analisa.

Depois de formada, a “Dire”, como é atualmente conhecida pelos alunos do Madre Bárbara, lecionou no Estado e chegou a ser Secretária de Educação de Cruzeiro do Sul. Em agosto de 1989, Maria Elena ingressou como professora do Colégio que havia formado. Depois de um ano, assumiu como vice-diretora e há 14 anos dirige a instituição.

A partir disso, diversas iniciativas foram realizadas para o bem dos estudantes, mas também para a relação com a comunidade. “Dois anos depois de assumir, consegui abrir os muros da escola e deixar ela acessível à cidade. É um exemplo de como o que fazemos aqui contribui com toda a cidade”, conclui Maria Elena, diretora de uma instituição com 126 anos e protagonista na formação da jornada empreendedora de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais