História da Sicredi Integração RS/MG é parte da jornada empreendedora de Lajeado

Lajeado Empreendedora

História da Sicredi Integração RS/MG é parte da jornada empreendedora de Lajeado

Segunda cooperativa de crédito mais antiga do Rio Grande do Sul, Cooperativa se transformou com o tempo e hoje representa cerca de 40% do mercado regional

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Fevereiro de 2023 às 15:59

História da Sicredi Integração RS/MG é parte da jornada empreendedora de Lajeado
Adilson Carlos Metz, presidente da Sicredi Integração RS/MG, lidera a Cooperativa em um dos períodos de maior crescimento de sua história centenária. (FOTO: J. J. Silva)

Empreender é uma iniciativa pessoal, mas dependente da contribuição de diversos setores da sociedade. Exemplo disso é o papel desempenhado pelas cooperativas de crédito. Para Lajeado, uma das principais protagonistas é a Sicredi Integração RS/MG, dona de uma história que se confunde com o próprio desenvolvimento da cidade. Afinal, a Cooperativa foi inaugurada em março de 1906 por um grupo de 18 lajeadenses.

Segundo Adilson Carlos Metz, presidente da Sicredi Integração RS/MG, a cooperativa de crédito é a segunda mais antiga do setor em todo o Estado. Fundada sob o nome de Spar und Darlehnkasse von Lajeado – algo como Caixa Econômica e de Empréstimo de Lajeado, em tradução livre -, seu modelo estava adequado ao sistema Raiffeisen, modelo voltado para o produtor rural. No entanto, em 1926, a Cooperativa foi reorganizada e passou a se chamar Banco Popular de Lajeado, sociedade cooperativa de crédito, do sistema Luzzatti de livre associação.

“Houve momentos de muito trabalho e crescimento desde 1906. Nos anos da Ditadura, o período era conhecido como o período do ‘não pode’. Muitos dos trabalhos que as cooperativas faziam foram impossibilitados”, recorda Metz. A dificuldade desse processo levou ao momento em que a Cooperativa, em 1993, contava com apenas quatro sócios. 

Esse ano marcou uma virada de chave, com o ingresso no Sistema Sicredi e a nova denominação de Cooperativa de Crédito de Lajeado Ltda. “Temos que valorizar e respeitar a história de quem trouxe o Sicredi até 1993, um marco do surgimento de uma nova força. Hoje, temos mais de 300 produtos e serviços para serem entregues aos associados”, avalia.

A jornada de crescimento da Cooperativa a partir deste momento foi marcada por diversas conquistas, como a conquista de mais de 75 mil associados, cerca de R$ 4,4 bilhões em ativos e a chegada em Minas Gerais. “Em solo mineiro já temos 10 agências e preparamos a inauguração do Centro Administrativo no município de Conselheiro Lafaiete. Em Lajeado, além da nossa sede no bairro São Cristóvão, inaugurada em 2017, representamos 40% do mercado financeiro de toda a região”, conta Metz.

O presidente Sicredi Integração RS/MG ressalta que o cooperativismo é para o processo econômico da região como um fermento dentro de uma receita formada por diversos ingredientes. “A Cooperativa faz a gestão de recursos na comunidade e é para a economia local assim como o fermento é para o pão”, conclui, convicto que a jornada da Cooperativa tem colaborado diretamente para o empreendedorismo que marca a história de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais