Jornada de mais de 70 anos da Gráfica Cometa faz parte da história de Lajeado

Lajeado Empreendedora

Jornada de mais de 70 anos da Gráfica Cometa faz parte da história de Lajeado

Liderada por Martim Hahn, empresa é referência na indústria gráfica de embalagens, rótulos e etiquetas em todo o Rio Grande do Sul

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Fevereiro de 2023 às 15:51

Jornada de mais de 70 anos da Gráfica Cometa faz parte da história de Lajeado
Martim Hahn lidera negócio que completa 72 anos em 2023, uma das mais antigas empresas do estado. (Foto: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quantas empresas com mais de 70 anos de história existem no Brasil? Poucas. Curiosamente, uma delas está em Lajeado. A Gráfica Cometa, fundada em 1951, é uma referência na indústria gráfica de embalagens, rótulos e etiquetas. Liderada por Martim Hahn, o negócio hoje é um exemplo para o mercado regional por diversos motivos, mas principalmente pela capacidade de se adaptar e reinventar. 

No início dos anos 1950, a Polar, em Estrela, viu a necessidade de ter uma espaço gráfico para atender suas demandas. Para dar conta disso, adquiriu a Tipografia Cometa, em Lajeado, e em parceria com a família Schwingel deram início à Gráfica Cometa. “O negócio começou fazendo rótulos para cervejas e tipografia. Porém, a Cometa sempre foi pioneira nos avanços tecnológicos. Exemplo disso é que foi a primeira a ter uma impressora offset na região”, conta Martim.

A jornada da família Hahn, por sinal, começou em 1958. Segundo Martim, na época, a Cometa era uma S.A. com diversos sócios. Neste ano, seu avô comprou pequenas frações do negócio para os dois filhos, o pai e tio de Martim. Enquanto o tio fez carreira no setor bancário, o pai cresceu na empresa e assumiu postos de liderança. A partir de 1972 seu pai assumiu o negócio e continuou à frente da operação até 1988, quando faleceu. E foi neste cenário que Martim iniciou na empresa.

“Fiquei no negócio até 1992, quando foi feita uma cisão: parte do negócio se voltou ao varejo e outra focou exclusivamente na indústria. Durante 21 anos, fiquei ao lado da minha mãe tocando essa operação no varejo. Em 2014, num cenário complexo da Gráfica Cometa, meu tio me chamou para auxiliar nos processos de renovação do negócio”, lembra.

Desde então, a Gráfica Cometa tem ampliado seus investimentos em equipamentos, estrutura – em 2022 foi inaugurado um novo pavilhão na área localizada no bairro Campestre, por exemplo – e principalmente nas pessoas. “Desde 2015 vemos um crescimento médio de 15% ao ano. A fase é boa, mas temos certeza que isso passa pela competência de todos nossos profissionais”, avalia Martim.

Ainda que tenha se transformado a partir de demandas e realidades específicas de cada época, a empresa visa sempre entregar o melhor em cada aspecto do trabalho. “Essa cultura sempre esteve na empresa ao longo de 71 anos. Por isso, a Cometa continua crescendo. As pessoas passam, mas a ideia é que a empresa se perpetue”, conclui Martim, convicto que a jornada empreendedora da Gráfica Cometa é parte da história de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais