A construção da base da primeira parada de ônibus “inteligente” de Estrela deve começar nos próximos dias, conforme afirma o secretário de Administração e Segurança, César Augusto Pereira, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desta segunda-feira, 30. A obra já está licitada.
A estrutura será instalada na rua Bruno Schwertner, próximo à Feira do Produtor Rural e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O ponto é um dos mais procurados pelos usuários do transporte público.
O governo projeta a instalação de outras duas paradas que ficarão na rua Coronel Müssnich. Uma delas será nas imediações do Hospital Estrela, local onde também é verificado um grande fluxo de passageiros.
A área fechada terá seis metros de comprimento, por três metros de largura. Em cada ponto serão instalados três bancos, ar-condicionado, bebedouro e tomadas para carregadores de celular. A estrutura é semelhante às de Lajeado, explica o sargento da reserva.
Rotativo
Pereira afirmou que o atual governo de Estrela atuará para implementar o estacionamento rotativo pago ainda nesta gestão. Consultoria fez diagnóstico em 2022 sobre os gargalos no trânsito do município, e apontou a necessidade.
De acordo com o levantamento, na área central, a taxa de ocupação das 1,2 mil vagas de estacionamento disponíveis é de 89% no período das 8h às 18h. A maioria dos veículos fica o dia inteiro na mesma vaga, pois a taxa de rotatividade é baixa, próxima aos 19%.
Agentes de trânsito
Desde o início de janeiro, três agentes de trânsito atuam no município. Eles atuam na disciplina, orientação, fiscalização e segurança no trânsito. O secretário revela que três novos agentes serão contratados pelo município em breve após formação em curso.
Assista a entrevista na íntegra