O XIV Festival da Canção Arroio-meense (Festicam) reunia centenas de pessoas na Praça General Flores da Cunha. No evento, diversos artistas se apresentaram e empresas locais distribuíram brindes. Naquele ano, a organização estava com Paulo Schnorr, mais conhecido como Tety.
Enquanto isso…
Morte de Cícero Dias – Vinte anos atrás, morria o último pintor do modernismo brasileiro: Cícero Dias, aos 95 anos de idade. Ele nasceu em Pernambuco, em 1907.
Na juventude, se mudou para o Rio de Janeiro, onde integrou a Academia de Belas Artes e conheceu diversos artistas modernistas, participou inclusive da Revista da Antropofagia (1929).
A vanguarda modernista rompeu com a arte tradicional e deu destaque à cultura brasileira, Dias explorava isso com muitas cores e formas geométricas. Durante o Estado Novo, fugiu de Getúlio Vargas para a Europa. Passou lá a maior parte dos seus anos, virou amigo de Picasso, e faleceu em Paris.
RETRATOS DE ONTEM E HOJE
As fotos mostram a rua Fialho de Vargas no cruzamento com a Bento Gonçalves, no Centro de Lajeado. Bem ao fundo, é possível ver o antigo Hospital São Roque, hoje Bruno Born.