Há 20 anos, música em  Arroio do Meio

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, música em Arroio do Meio

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O XIV Festival da Canção Arroio-meense (Festicam) reunia centenas de pessoas na Praça General Flores da Cunha. No evento, diversos artistas se apresentaram e empresas locais distribuíram brindes. Naquele ano, a organização estava com Paulo Schnorr, mais conhecido como Tety.

A família Másera, de Taquara, também subiu no palco. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Morte de Cícero Dias – Vinte anos atrás, morria o último pintor do modernismo brasileiro: Cícero Dias, aos 95 anos de idade. Ele nasceu em Pernambuco, em 1907.

Na juventude, se mudou para o Rio de Janeiro, onde integrou a Academia de Belas Artes e conheceu diversos artistas modernistas, participou inclusive da Revista da Antropofagia (1929).

A vanguarda modernista rompeu com a arte tradicional e deu destaque à cultura brasileira, Dias explorava isso com muitas cores e formas geométricas. Durante o Estado Novo, fugiu de Getúlio Vargas para a Europa. Passou lá a maior parte dos seus anos, virou amigo de Picasso, e faleceu em Paris.


RETRATOS DE ONTEM E HOJE

As fotos mostram a rua Fialho de Vargas no cruzamento com a Bento Gonçalves, no Centro de Lajeado. Bem ao fundo, é possível ver o antigo Hospital São Roque, hoje Bruno Born.

Crédito: Reprodução

 

Raica Franz Weiss

Acompanhe
nossas
redes sociais