Círculo das Águas  é a nova atração na orla do Rio Taquari

ANIVERSÁRIO DE LAJEADO

Círculo das Águas é a nova atração na orla do Rio Taquari

As apresentações ocorrem a cada meia hora, a partir das 16h, todos os dias. Se enchente atingir a área, o sistema será desativado de forma automática por meio de boia que identifica o nível de água

Por

Atualizado quinta-feira,
26 de Janeiro de 2023 às 08:33

Círculo das Águas  é a nova atração na orla do Rio Taquari
A atração faz parte das festividades de aniversário do município. São 33 jatos de água do tipo, com cores, alturas e direções diferentes. Crédito: Felipe Neitzke
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais de 30 jatos de água do tipo “lanças verticais” e “parabólicos”, com alturas variadas, acompanhados de efeitos de iluminação. Esse é o Círculo das Águas, que será inaugurado hoje, 26, no Parque Ney Santos Arruda, em comemoração aos 132 anos do município. Além desse atrativo, o evento, que começa às 20h, terá shows de Renato Borghetti Quarteto, banda Destaque Nacional e praça de alimentação.

Os shows do Círculo das Águas vão ocorrer todos os dias, de meia em meia hora, das 16h às 22h30. Cada apresentação dura cerca de sete minutos e os movimentos dos jatos de água variam. O sistema conta com 24 jatos verticais com alturas entre 1m e 1,80m, um jato vertical com altura entre 1m e 4m e oito jatos tipo lança parabólicos com alturas entre 1m e 1,80m, conforme a programação.

Sistemas e tecnologia

“O Círculo das Águas surgiu de uma construção coletiva, para usar um espaço do novo parque com um atrativo diferente, proporcionando um equipamento de lazer, contemplação e diversão que estimula a população a frequentar o local e a se apropriar do espaço”, afirma a arquiteta da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) de Lajeado, Camila Volken.

Conforme a profissional, cada jato tem uma placa drenante fabricada em concreto permeável, que tem a função de coletar as águas liberadas pelos jatos para que retornem ao tanque que abastece o sistema. O tanque foi abastecido uma vez e, com o retorno da água ao tanque, é feito o reaproveitamento das águas dos jatos.

Há também um sistema de limpeza, que funciona automaticamente por meio de um filtro e de gerador de ozônio, que vão trabalhar todos os dias filtrando a água utilizada nas apresentações. Se houver enchente e as águas atingirem o Círculo, o sistema será desativado de forma automática através de bóia que identificará o nível de água e enviará sinal ao painel de comando para o desarme.

Inspirações

Para a formulação da proposta, o governo municipal buscou inspirações de sistemas semelhantes no Brasil e no exterior. “Encontramos referências em diferentes países, como por exemplo a praça Ede Market Square, nos Países Baixos, que contém uma fonte interativa de grande porte que promove a interação das pessoas com o espaço”, comenta Camila. Também há referências em São Paulo e Rio de Janeiro, como a Fonte Interativa de Pitangueiras em Guarujá. O desenvolvimento do projeto em Lajeado iniciou em meados de 2021, a execução começou em agosto de 2022, totalizando seis meses de obra.

O Parque

O Parque Ney Santos Arruda, área de lazer localizada na beira do rio Taquari, já conta com parque, pracinha inclusiva e ciclovia. O local ainda não possui banheiros. O município está avaliando alternativas para contratar banheiros temporários até a construção de uma definitiva. Para o evento, serão instalados banheiros móveis.

Festa de
aniversário
Além dos shows em comemoração ao aniversário do município e da inauguração, o evento também contará com Feira de Artesanato, Food Trucks, o novo playground e passeios de Cedelinho por R$ 9 por pessoa (crianças de até 4 anos completos não pagam) com saída do Parque Ney Santos Arruda. O trajeto terá duração de 20 a 30 minutos. A festa é uma realização da Prefeitura de Lajeado, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado.

Alterações
no trânsito
Na rua Oswaldo Aranha, o trânsito será interrompido entre a rótula do parque e a esquina com a rua Bento Gonçalves. Já a rua Bento Gonçalves terá sentido único, apenas em direção ao rio Taquari para facilitar o deslocamento. As modificações no trânsito ocorrem a partir das 8h desta quinta-feira, e o acesso ao Porto dos Bruder também será interrompido durante todo o dia. Os food trucks cadastrados previamente estarão em um espaço delimitado na rua Oswaldo Aranha, no trecho bloqueado para o trânsito.

Acompanhe
nossas
redes sociais