A “zona sul” de Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A “zona sul” de Lajeado

Por

O Frente e Verso dessa quarta-feira foi realizado no alto do bairro Santo Antônio, no acesso principal para a nossa estimada Saidan, a entidade social acolhedora mais antiga de Lajeado. O objetivo do programa itinerante, além de celebrar a semana de aniversário de 132 anos do principal município do Vale do Taquari, era dar ainda mais voz e vez aos moradores daquela localidade, e também das comunidades vizinhas do Morro 25, Conservas, Nações e Jardim do Cedro, os cinco bairros que historicamente levam a pecha de estarem “do lado de lá do Saraquá”, uma referência ao arroio que nasce em Santa Clara do Sul e desemboca em uma das curvas do Rio Taquari. E, durante a conversa com os entrevistados, surgiu uma nova referência para aquelas nobres comunidades.

A mudança de cultura é provocada pelo presidente da Saidan, o voluntário Jorge Eckert. Segundo ele, é preciso substituir o “lado de lá do Saraquá” por “bairros da zona sul de Lajeado”. É isso mesmo. Eckert, que trabalha há anos como um verdadeiro pai de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, e que conhece como poucos a dura realidade naqueles cinco bairros mais carentes da cidade, sabe o peso que uma referência geográfica mal aplicada – e de certa forma pejorativa – pode gerar na autoestima de uma comunidade. Diante disso, ele iniciou faz alguns meses a mudança junto aos demais voluntários e parceiros da Saidan. E eu faço votos para a nova referência dar certo. Para isso, é claro, toda a sociedade lajeadense precisa adotar a ideia.


Sequelas de um atentado

O ex-presidente Jair Bolsonaro ainda sofre com as sequelas de um violentíssimo atentado contra a democracia. Segundo o médico do politico, Antônio Luiz Macedo, Bolsonaro deve antecipar a volta ao Brasil (ele está nos Estados Unidos desde o fim de dezembro) para fazer uma delicada cirurgia para mitigar, novamente, os efeitos da facada desferida pelo ex-militante do Psol, Adélio Bispo, durante a campanha eleitoral de 2018.


“Paradas inteligentes”

O governo de Estrela retoma a projeção de instalar as chamadas “paradas de ônibus inteligentes” no centro da cidade. A ideia foi lançada em maio do ano passado, quando a administração municipal anunciou a intenção de garantir ao menos três espaços diferenciados para os usuários do transporte público coletivo. Após uma breve pausa nos planos, o Executivo finalizou o primeiro edital. A empresa vencedora será responsável pela instalação de um equipamento (com seis metros de comprimento, ar condicionado, bebedouros e pontos para recarga de celular) na Rua Bruno Schwertner, em frente a Praça Professor Henrique Roolaart. A segunda licitação, para uma superparada defronte o hospital, deve ser lançada em breve. O terceiro local ainda não foi definido.


MDB assume a assembleia gaúcha

A assembleia legislativa do Rio Grande do Sul realiza, no dia 31 de janeiro, a sessão solene de posse dos 55 deputados eleitos e a instalação da 56ª Legislatura, que perdura entre os dias 1º de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2027. Na sessão, que ocorre às 14h, no Plenário 20 de Setembro, também haverá a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. Conforme acordo pluripartidário firmado entre as quatro maiores bancadas, o deputado Vilmar Zanchin, indicado pelo MDB, presidirá a casa neste primeiro ano.


Posse e homenagem na JCI

A Junior Chamber International (JCI) de Lajeado realizou na noite de segunda-feira a cerimônia de posse do Conselho Diretor da organização e do Presidente do Clube do Senado para o ano de 2023. A solenidade reuniu mais de 100 pessoas. João Antonio Lansing Cocconi foi empossado Presidente Local no lugar de Lucas Bildhauer. No Clube do Senado, a senadora Cristiane Schnack passou o cargo para o irmão, Evandro Schnack. O evento foi marcado ainda pela entrega do prêmio Carlos Jacob Kieling de Liderança para o diretor-executivo do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel.

Crédito: Divulgação


TIRO CURTO

• Em recente viagem ao exterior, o presidente Lula afirmou, em discurso público e oficial, que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe de Estado no Brasil. No entanto, o tal “golpe de Estado” foi chancelado pelo Congresso Nacional e pelo STF como sendo um “impeachment”. Na Constituição Federal, tão lembrada nos últimos dias, o movimento é classificado como “impeachment”. Afinal, quem está mentindo e quem está falando a verdade? E o STF vai intervir?

• Presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) e prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon vai apostar e muito no cercamento eletrônico das cidades por meio de videomonitoramento. Essa deverá ser uma das principais pautas daquela região do Vale do Taquari.

• A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) anuncia a contratação da empresa LS Acabamentos para reforma da guarita do Porto de Estrela. O custo da obra é de R$ 22,4 mil.

• O governo de Lajeado inaugura hoje mais uma etapa do Parque Ney Arruda, localizado às margens do Rio Taquari. O círculo das águas é a grande atração do dia. O espaço será um dos principais legados da gestão de Marcelo Caumo (PP). Especialmente após os investimentos previstos, também, para os terrenos lindeiros da Av. Décio Martins Costa, que interliga a referida área de lazer com o Parque do Engenho, no centro da cidade.

• Em tempo: quando os bairros Conservas, Santo Antônio, Morro 25, Nações e Jardim do Cedro vão receber uma área de lazer decente para as dezenas de milhares de moradores que vivem naquela região de Lajeado? Não faltam pedidos e protocolos. Tampouco espaços para tal.

• Lajeado registrou 812 alvarás de construção aprovados em 2022, o que representou 288,8 mil metros quadrados em novas construções. Os dados contabilizados pela Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) apontam uma redução na comparação com 2021, quando 1.032 alvarás de construção foram aprovados, representando 320,7 mil metros quadrados. E a redução estaria ligada ao recente aumento dos juros.

Acompanhe
nossas
redes sociais