Principal via do bairro Conventos, a avenida Pedro Theobaldo Breitenbach passa por obras que visam o aumento da sua capacidade de tráfego. Sobrecarregada devido ao grande fluxo de veículos, sobretudo em horários de pico, a estrada, municipalizada há quase dois anos, contará com uma terceira faixa em um dos pontos de maior movimento de veículos e pedestres
A ampliação ocorrerá entre as ruas José Frantz e Rodolfo Bischoff, trecho que contempla o Colégio Sinodal Conventos e a Escola Municipal Vida Nova. A obra é considerada fundamental, segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Fabiano Bergmann. “Todo dia nós presenciamos a demanda. É uma obra muito urgente de ser feita, tanto por conta das crianças que atravessam a pista, pelos empreendimentos que já funcionam. Tivemos um grande crescimento comercial nessa área”, comenta o secretário, que reside no bairro.
A nova pista para o tráfego de veículos será construída no lado esquerdo da rua, no sentido Lajeado/Forquetinha. Também serão feitas novas calçadas de passeio. Futuramente, a intenção é expandir para outros trechos, a partir da colaboração e parceria com moradores e comerciantes. “O município vai dar o exemplo. Na Vida Nova, por exemplo, teremos que fazer a retirada de árvores e deslocamento do muro e da parada de ônibus. E depois vamos adequar e fazer de acordo para depois dizer aos moradores: temos condições de fazer”, pontua. A licitação deve sair nos próximos meses.
Nova canalização
A etapa prévia ao alargamento da via foi executada com a instalação da nova canalização. A rede anterior, antiga, não comportava mais o escoamento de água. “Eu cheguei a participar da colocação dela, em 2000, quando ainda era estrada de chão. Achávamos na época que seria o suficiente, mas o tempo passou e não foi bem assim”, recorda o secretário.
Vias alternativas
Além da ampliação da Pedro Theobaldo Breitenbach, moradores do bairro aguardam também pela viabilização de vias paralelas, que buscam desafogar o trânsito da avenida. Uma delas é a rua Arnoldo Alfredo Scherer, que se interliga com a BR-386, por meio do novo viaduto.
São esperadas também melhorias em outras transversais, com o objetivo de distribuir o trânsito do bairro de maneira ordenada. “Nós queremos muito essas conexões. Antes, Conventos era só um bairro-dormitório. Hoje a situação é bem diferente. Essas ruas secundárias são de grande importância”, frisa a presidente da Associação de Moradores, Daiane Knecht.
Ao vivo do bairro
Em alusão aos 132 anos de Lajeado, celebrados nesta quinta-feira, 26, o programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102,9, será apresentado de forma itinerante em diferentes bairros da cidade. Ontem, o bairro Conventos foi o escolhido. Na ocasião, foram abordadas algumas reivindicações
da comunidade local.
Uma das maiores necessidades é construção de uma área de lazer condizente com o tamanho do bairro, hoje um dos maiores da cidade. Também são cobradas do Executivo melhorias do Posto de Saúde. Melhor sinalização na Pedro Theobaldo Breitenbach é outro pedido da comunidade.