Lajeado prepara construção de 3ª faixa na Estrada de Conventos

MOBILIDADE URBANA

Lajeado prepara construção de 3ª faixa na Estrada de Conventos

Ampliação será feita no trecho que compreende as duas escolas na Rua Pedro Theobaldo Breitenbach. Comunidade também espera por melhorias em vias paralelas. Rádio A Hora transmitiu programa ao vivo da localidade

Por

Atualizado terça-feira,
24 de Janeiro de 2023 às 08:31

Lajeado prepara construção de 3ª faixa na Estrada de Conventos
Municipalizada em 2021, principal rua do bairro Conventos sofre com o tráfego pesado de veículos. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Principal via do bairro Conventos, a avenida Pedro Theobaldo Breitenbach passa por obras que visam o aumento da sua capacidade de tráfego. Sobrecarregada devido ao grande fluxo de veículos, sobretudo em horários de pico, a estrada, municipalizada há quase dois anos, contará com uma terceira faixa em um dos pontos de maior movimento de veículos e pedestres

A ampliação ocorrerá entre as ruas José Frantz e Rodolfo Bischoff, trecho que contempla o Colégio Sinodal Conventos e a Escola Municipal Vida Nova. A obra é considerada fundamental, segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Fabiano Bergmann. “Todo dia nós presenciamos a demanda. É uma obra muito urgente de ser feita, tanto por conta das crianças que atravessam a pista, pelos empreendimentos que já funcionam. Tivemos um grande crescimento comercial nessa área”, comenta o secretário, que reside no bairro.

A nova pista para o tráfego de veículos será construída no lado esquerdo da rua, no sentido Lajeado/Forquetinha. Também serão feitas novas calçadas de passeio. Futuramente, a intenção é expandir para outros trechos, a partir da colaboração e parceria com moradores e comerciantes. “O município vai dar o exemplo. Na Vida Nova, por exemplo, teremos que fazer a retirada de árvores e deslocamento do muro e da parada de ônibus. E depois vamos adequar e fazer de acordo para depois dizer aos moradores: temos condições de fazer”, pontua. A licitação deve sair nos próximos meses.

Nova canalização

A etapa prévia ao alargamento da via foi executada com a instalação da nova canalização. A rede anterior, antiga, não comportava mais o escoamento de água. “Eu cheguei a participar da colocação dela, em 2000, quando ainda era estrada de chão. Achávamos na época que seria o suficiente, mas o tempo passou e não foi bem assim”, recorda o secretário.

Vias alternativas

Além da ampliação da Pedro Theobaldo Breitenbach, moradores do bairro aguardam também pela viabilização de vias paralelas, que buscam desafogar o trânsito da avenida. Uma delas é a rua Arnoldo Alfredo Scherer, que se interliga com a BR-386, por meio do novo viaduto.

São esperadas também melhorias em outras transversais, com o objetivo de distribuir o trânsito do bairro de maneira ordenada. “Nós queremos muito essas conexões. Antes, Conventos era só um bairro-dormitório. Hoje a situação é bem diferente. Essas ruas secundárias são de grande importância”, frisa a presidente da Associação de Moradores, Daiane Knecht.

Ao vivo do bairro

Em alusão aos 132 anos de Lajeado, celebrados nesta quinta-feira, 26, o programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102,9, será apresentado de forma itinerante em diferentes bairros da cidade. Ontem, o bairro Conventos foi o escolhido. Na ocasião, foram abordadas algumas reivindicações
da comunidade local.

Uma das maiores necessidades é construção de uma área de lazer condizente com o tamanho do bairro, hoje um dos maiores da cidade. Também são cobradas do Executivo melhorias do Posto de Saúde. Melhor sinalização na Pedro Theobaldo Breitenbach é outro pedido da comunidade.

Programa Frente e Verso foi transmitido ontem direto do Bairro Conventos. Crédito: Mateus Rois

Acompanhe
nossas
redes sociais