CBF desautoriza vaga de campeão da Divisão do Acesso à Copa do Brasil

Reviravolta

CBF desautoriza vaga de campeão da Divisão do Acesso à Copa do Brasil

Em nota divulgada no sábado, FGF confirma que vaga extra ao torneio será do 4º lugar do Gauchão

Por

CBF desautoriza vaga de campeão da Divisão do Acesso à Copa do Brasil
Crédito: Divulgação/CBF
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desautorizou a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) a classificar o campeão da Divisão de Acesso à Copa do Brasil. A decisão ocorre dias após o anúncio, por parte da entidade máxima do futebol do RS, da destinação da vaga extra ao torneio.

O argumento da CBF é de que o novo regulamento da Copa do Brasil determina que as vagas às federações devem ser distribuídas com campeonatos com, no mínimo, quatro participantes do principal campeonato organizado e equivalente à primeira divisão.

A FGF ganhou uma vaga extra no torneio porque, a partir de 2024, a CBF não vai mais destinar classificar equipes à Copa do Brasil via ranking nacional de clubes. A medida fortalece as federações, já que 80 dos 92 participantes serão conhecidos em torneios locais.

O Rio Grande do Sul terá cinco vagas fixas. Quatro delas virão do Campeonato Gaúcho (os quatro primeiros colocados), enquanto a outra será do campeão da Copa FGF.

A classificação via Divisão de Acesso poderia beneficiar o Lajeadense, que está no segundo nível do futebol gaúcho desde 2017. A equipe do Vale do Taquari disputou três edições da Copa do Brasil (2014, 2015 e 2016).

Acompanhe
nossas
redes sociais