A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desautorizou a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) a classificar o campeão da Divisão de Acesso à Copa do Brasil. A decisão ocorre dias após o anúncio, por parte da entidade máxima do futebol do RS, da destinação da vaga extra ao torneio.
O argumento da CBF é de que o novo regulamento da Copa do Brasil determina que as vagas às federações devem ser distribuídas com campeonatos com, no mínimo, quatro participantes do principal campeonato organizado e equivalente à primeira divisão.
A FGF ganhou uma vaga extra no torneio porque, a partir de 2024, a CBF não vai mais destinar classificar equipes à Copa do Brasil via ranking nacional de clubes. A medida fortalece as federações, já que 80 dos 92 participantes serão conhecidos em torneios locais.
O Rio Grande do Sul terá cinco vagas fixas. Quatro delas virão do Campeonato Gaúcho (os quatro primeiros colocados), enquanto a outra será do campeão da Copa FGF.
A classificação via Divisão de Acesso poderia beneficiar o Lajeadense, que está no segundo nível do futebol gaúcho desde 2017. A equipe do Vale do Taquari disputou três edições da Copa do Brasil (2014, 2015 e 2016).