Gauchão começa cercado de expectativas à Dupla Gre-Nal

Início de temporada

Gauchão começa cercado de expectativas à Dupla Gre-Nal

Internacional aposta na continuidade do trabalho vice-campeão brasileiro para reconquistar o título após sete anos. Grêmio reformula o elenco e inicia temporada com esperança do hexacampeonato

Por

Atualizado sábado,
21 de Janeiro de 2023 às 11:58

Gauchão começa cercado de expectativas à Dupla Gre-Nal
Créditos: Lucas Uebel e Ricardo Duarte
Estado
Gustavo Adolfo 03

Com a expectativa de ser o campeonato mais disputado dos últimos anos devido a força da Dupla Gre-Nal, o Gauchão inicia neste fim de semana com seis partidas. Doze equipes disputam a 103ª edição da competição mais tradicional do Rio Grande do Sul.

Sem descartar possíveis surpresas do interior, é a Dupla Gre-Nal quem surge mais uma vez como maiores favoritos ao título. Maior campeão, o Internacional não vence o Gauchão desde 2016, mas aposta na continuidade do bom trabalho da temporada passada para reconquistar o título. Já o Grêmio, mesmo vindo de anos ruins, é o atual pentacampeão gaúcho. Renato Portaluppi segue como técnico e ganhou dez reforços, inclusive Luis Suárez, e quer continuar com a hegemonia no estado.

Grêmio abre o campeonato

A partida de abertura da competição fica por parte do atual campeão Grêmio. O primeiro desafio é contra o Caxias, no Estádio Centenário, às 16h30min de sábado. A tendência é que Renato Portaluppi faça apenas uma alteração sobre o time que venceu o São Luiz na Recopa Gaúcha.

Villasanti não foi relacionado devido ao número limite de estrangeiros no time. Cristaldo, por sua vez, ainda não foi regularizado. O provável Grêmio para a estreia tem: Brenno; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo e Pepê; Campaz (Gustavinho), Bitello e Ferreira; Luis Suárez.

Colorado estreia no Beira-Rio

Com expectativa de 20 mil torcedores no primeiro jogo, o Internacional entra em campo às 19h de sábado contra o Juventude, no Estádio Beira-Rio. Mano Menezes deve escalar um time muito próximo do que encerrou o ano passado. A única ausência é o zagueiro Mercado, que se recupera de uma lesão muscular. Destaque do time e eleito o melhor jogador colorado em 2022, Pedro Henrique deve começar no banco.

O provável Inter que entra em campo pela primeira vez tem: Keiller; Bustos, Moledo, Vitão e Renê; Johnny e De Pena; Maurício, Alan Patrick e Wanderson; Alemão.


Elenco colorado

O Internacional tem como grande trunfo a sequência do bom trabalho vice-campeão brasileiro de 2022. Mano Menezes segue como técnico e, mesmo que tenha perdas significativas como Edenilson e Taison, não perdeu nenhum titular. Por outro lado, o Colorado só apresentou dois reforços e que tendem a ser reservas: o goleiro John e o lateral-direito Mário Fernandes.

O próximo reforço deve ser o volante Baralhas, do Atlético-GO. Com um elenco enxuto, Mano Menezes e o Inter não querem muitas contratações, mas precisam de um volante e um centroavante considerados titulares. No elenco colorado, é possível ver a carência de peças para o meio-campo e o ataque. Em um ano com Gauchão, Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro, a falta de peças de reposição pode fazer diferença contra o Colorado.

Elenco gremista

Depois de dois anos muito ruins, o torcedor gremista volta a se animar com o time. Renato Portaluppi segue técnico do Tricolor e recebeu dez reforços para o início da temporada, entre eles Luis Suárez. A estreia com título, goleada e hat-trick do centroavante na Recopa Gaúcha aumentou ainda mais a expectativa de um time que está em reconstrução.

Renato recebeu muitos reforços e boa parte deles com cacife de titular. Fábio e Reinaldo devem ser os novos donos das laterais, Pepê já começou titular no meio-campo, e ainda há os estrangeiros Carballo e Cristaldo que devem pedir espaço. Outras peças chegaram e são boas reposições, como o meia Gustavinho. Com um bom elenco, Renato ainda espera a contratação de um ponta pela direita. O Grêmio disputará Gauchão, Copa do Brasil e Brasileiro na temporada e pode ser uma das surpresas do ano no Brasil.


Forças do interior 

Atual vice-campeão e consolidado na terceira divisão nacional, o Ypiranga começa o ano como possível principal força do interior gaúcho. No elenco, atletas conhecidos e de destaque recente, como o lateral-direito Gedeílson e os atacantes Guilherme Azevedo e William Barbio.

A dupla Ca-Ju, de Caxias do Sul, e o São José, de Porto Alegre, estão em divisões nacionais e são outros times que despontam como favoritos a classificação. Ainda há o São Luiz, campeão da Copa FGF e que disputará a Copa do Brasil, por isso montou um forte time. Por outro lado, Avenida e Esportivo, vindos da Divisão de Acesso, são os naturais favoritos ao rebaixamento e precisarão se esforçar para permanecer na primeira divisão.

Regulamento

A forma de disputa do Campeonato Gaúcho segue igual à da última edição. A primeira fase é disputada em pontos corridos em turno único, com 11 rodadas. Os quatro primeiros avançam para as semifinais, disputadas em jogos de ida e volta, assim como as finais. Os dois últimos classificados da primeira fase são rebaixados à Divisão de Acesso.

1ª Rodada

Sábado

16h30min – Caxias x Grêmio

19h – Internacional x Juventude

19h – São Luiz x Ypiranga

Domingo

16h – Novo Hamburgo x Avenida

16h – Brasil de Pelotas x Aimoré

19h – Esportivo x São José

Acompanhe
nossas
redes sociais